Festa do Avante! 40.º Aniversário (1976-2016)

Este ano a Festa do Avante! celebra 40 anos com mais espaço, com a aquisição da Quinta do Cabo, fruto dos muitos milhares de contributos dos amigos da Festa e do Partido.

Como sempre, o papel da JCP e da juventude na construção da Festa assume grande importância. Para além da construção da Festa em si, as jornadas e brigadas de implantação são espaços de aprendizagem e de formação que permitem aos jovens e militantes da JCP terem contacto com o espírito do trabalho colectivo. Cumprindo o seu papel de organização de massas, a JCP tem levado até à Festa e à sua construção muitos milhares de jovens, militantes ou não.

A Festa do Avante! é o maior evento político-cultural do país e, em todas as suas vertentes, (desde a construção, até à desimplantanção, passando por cada turno no espaço da Festa) está intimamente ligada ao modo de funcionamento do Partido e da JCP, expressando a cada canto a luta dos trabalhadores e do povo portugueses por melhores condições de vida, por um Portugal com futuro. É um local da cultura popular e regional, a qual se mistura com os novos géneros musicais e artísticos, da gastronomia e artesanato de várias regiões, demonstrando a riqueza cultural do país e do nosso povo, apresentando-se a cada canto as propostas da JCP e do PCP para o futuro do país.

Exemplo disso é a realização do Concurso de Bandas do Palco Novos Valores no qual todos anos centenas de músicos e bandas participam um pouco por todo o país. Sempre com a bandeira da afirmação cultural e da defesa do direito a cultura, o Palco Novos Valores é um excelente espaço para ouvir boa música e é também prova de promessas da música portuguesa.

Todos os que passam na Festa sentem e dizem que é um espaço de convívio único de solidariedade, amizade e camaradagem, seguro e familiar em que a descontração e o sentido de pertença estão sempre presentes e que permite aos visitantes terem contacto com as várias realidades que existem por todo o país.