Ensino Profissional

A JCP intervém regularmente nas Escolas Profissionais do nosso País, analisa e toma posição sobre este subsistema de Ensino. Os militantes da JCP que estudam no Ensino Profissional organizam-se em cada colectivo de escola e juntamente com os seus colegas aí encontram um espaço para discutir os seus problemas, a situação política e a forma de se organizarem de forma a combater os inúmeros ataques aos seus direitos, contribuindo ainda para o esclarecimento e mobilização de outros estudantes, afirmando também a JCP nas escolas.

Em Portugal os estudantes do Ensino Profissional lutam pela dignificação do seu subsistema de Ensino, exigindo mais financiamento; o fim das propinas onde são praticadas; horários menos sobrecarregados; a existência de uma formação integral que valorize mais os programas pedagógicos; o fim das desigualdades de acesso ao Ensino Superior; o alargamento do pagamento de subsídios e apoios a mais estudantes e mais apoios para os estágios.

Os estudantes do Ensino Profissional lutam ainda para o que haja democracia nas escolas profissionais com a criação de mais Associações de Estudantes que defendam os direitos dos estudantes.

No desenvolvimento desta luta e na defesa dos direitos dos estudantes os jovens comunistas estarão sempre ao lado dos estudantes do Ensino Profissional da sua luta por um Ensino Profissional público, digno e democrático!

Categoria -> Ensino Profissional