AVANÇAMOS COM
A FORÇA DA JUVENTUDE

Em 2019 celebramos os 45 anos do 25 de Abril e os 40 anos da JCP

Fascismo nunca mais!

Forçou milhares de jovens a 13 anos de guerra colonial, subjugou as populações das ex-colónias a brutais condições de exploração e repressão e de saque das riquezas naturais, dando uma resposta violenta a qualquer tentativa de restaurar a independência destes países;

O Tarrafal, “campo de morte" lenta” manteve em cárcere  centenas antifascistas e ceifou a vida a 32 pessoas outras tantas morreram depois do seu encerramento vítimas das condições violentas que ali passaram

A falta de condições de habitação, a inexistência de cuidados básicos de saúde, alta taxa de mortalidade infantil;

Um poderoso aparelho policial de repressão baseado na censura prévia, perseguições, torturas, prisões, condenações e assassinato daqueles que ousavam lutar contra o regime;

O Estado possuía um poderoso aparelho policial de repressão que actuava em todas as esferas da vida do povo português

Impôs aos trabalhadores formas brutais de exploração, abundavam as situações de miséria, pobreza e subalimentação ;

A LUTA DERRUBOU,
A LUTA CONQUISTOU!

Num país submetido ao atraso económico, social e cultural e de uma brutal exploração dos trabalhadores e do povo português, milhares de lutas forjaram os alicerces para a constituição de uma ampla frente unitária que impulsionou o levantamento militar que derrubou o fascismo e abriu caminho à Revolução de Abril

As conquistas e os valores de Abril criaram profundas raízes no povo portugues e a Constituição da República Portuguesa consagrou direitos.

É certo que décadas de política de direta conduziram ataques a algumas coisas dessas conquistas e as sucessivas revisões da Constituição não mais serviram que os interesses do capital e dos grandes grupos económicos, aprofundando as injustiças sociais e as desigualdades.

A política de direita só não foi mais longe porque encontrou nos trabalhadores, no povo e na juventude uma força combativa , de resistência e de luta que defendem os valores e conquistas de Abril que luta contra a exploração e pelo futuro com direitos.

O combate aos fascismo, a luta pela liberdade, as conquistas e os valores de Abril, a actualidade dos seus valores e na urgência de os concretizar mistura-se com a própria história do PCP e da JCP

Direito à educação para todos

Direito ao trabalho com direitos

Horário de trabalho regulamentado

Salário mínimo nacional

Direito a férias remuneradas

Contratação coletiva

Eleições livres e liberdade de formação de partidos políticos

Fim da guerra colonial e independência da ex-colónias

Liberdade sindical, expressão, associação e o Direito à Greve;

Segurança Social Pública e Universal (subsídios de desemprego, reformas e pensões)

Igualdade de direitos para as mulheres

Direito ao voto para todos aos 18 anos

Acesso aos cuidados de saúde