Avante por um Mundo de paz!

Acampamento Internacional

Mais uma vez, no primeiro fim de semana de Setembro realiza-se a Festa do Avante!, festa que há 40 anos é erguida por todos nós e com o contributo de muitos amigos, que dão de si o melhor que podem para construir esta festa, que também é a sua. Este ano, ainda com mais espaços depois da aquisição da Quinta do Cabo é também o ano em que se comemora os 40 anos da Festa do Avante! . Assim, enquadrado nos 40 anos da Festa e em articulação com a Federação Mundial da Juventude Democrática, a JCP realiza um acampamento para o qual foram convidadas organizações de juventude anti-imperialistas de todo o mundo.

Avante! Por um mundo de paz” é o lema desta iniciativa, que teve inicio no passado dia 27 de Agosto e que terminará no dia 4 de Setembro. Este acampamento tem permitido dar a conhecer a nossa festa e reforçar os laços de solidariedade anti-imperialista junto dos jovens de diferentes pontos do globo, mas também a nossa forma de estar e de colectivamente construir, uma vez que os participantes internacionais tiveram oportunidade de participar nas jornadas de construção. Simultaneamente tem possibilitado um momento de grande afirmação da Federação Mundial da Juventude Democrática e do movimento dos Festivais junto da juventude portuguesa.

Este acampamento tem ainda como objectivo divulgar o 19.º Festival da Juventude e dos Estudantes, que se irá realizar no próximo ano na Rússia. Num momento em que o imperialismo aumenta a sua agressividade atacando a paz e os direitos da juventude, importa reforçar a frente anti-imperialista junto da juventude e os laços de solidariedade entre aqueles que, de uma forma ou de outra, lutam contra o imperialismo.

O Acampamento contribui ainda para a afirmação da Festa do Avante! no plano internacional. Muitos dos jovens que participam connosco neste acampamento estarão pela primeira vez em contacto directo com a cultura, a realidade e a luta dos trabalhadores, do povo e da juventude portuguesa, com uma Festa que além dos concertos, cinema, peças de teatro, desporto, gastronomia e artesanato, fica sempre marcada por uma atmosfera única de fraternidade e camaradagem. Realizar uma iniciativa como esta numa Festa como esta dará certamente alento e força para que, em cada país, continuemos a luta contra o imperialismo, pelos direitos da juventude, pela Paz e a solidariedade!

À margem deste Acampamento, a JCP recebe ainda a reunião regional preparatória da Europa do 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes.