19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

Está marcado o 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE)! 4 anos depois da sua última edição (Equador, 2013), o Festival realizar-se-á de 14 a 22 de Outubro de 2017 na cidade de Sochi, na Federação Russa, sob o lema “Pela Paz, a solidariedade e a justiça social, lutamos contra o imperialismo – Honrando o nosso passado, construímos o futuro!”.

Este vai ser um Festival especial. Em primeiro lugar, porque vai mais uma vez reunir milhares de jovens de todo o mundo que lutam em defesa da Paz, contra o imperialismo, pelos direitos da juventude.

Num momento em que o imperialismo aumenta a sua agressividade, através da imposição de políticas de retirada de direitos e da expansão do militarismo e da guerra, das ocupações e ingerências sobre países soberanos, realizar uma nova edição do FMJE será um contributo para o reforço da luta anti-imperialista da juventude em todo o mundo. Quando, na Europa e em todo o mundo, forças reaccionárias procuram influenciar a juventude para o racismo, a xenofobia, o fascismo e o anti-comunismo, para os valores individualistas e conformistas, este Festival reafirmará que os valores da juventude são os valores da Paz, da solidariedade, da luta e da transformação social, da liberdade e da amizade entre os povos.

Além disso, o 19.º FMJE realiza-se no ano em que celebramos o Centenário da Revolução de Outubro e o 70.º Aniversário do movimento dos Festivais (cuja primeira edição foi em Praga em 1947, logo após a vitória sobre o nazi-fascismo e o fim da II Guerra Mundial). Duas datas muito importantes para o desenvolvimento da luta contra o fascismo, o colonialismo e o imperialismo, e que nos inspiram para realizar este Festival – que já não se realizava na Europa há mais de 30 anos!

Em Portugal, já se formou um Comité Nacional Preparatório deste 19.º FMJE, aberto à participação de associações e grupos informais de jovens que queiram contribuir para divulgar o Festival e os seus valores, a partir dos problemas e aspirações concretas da juventude portuguesa.

Em 2017, vamos representar a juventude portuguesa e a sua luta ao 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, na Rússia!

Mais informações em:
19fmje.portugal@gmail.com