XX Congresso do PCP

Com os trabalhadores e o Povo – Democracia e Socialismo

Almada _ 2, 3, 4 Dezembro 2016

Nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2016, em Almada, no Complexo Municipal dos Desportos, vai-se realizar o 20.º Congresso do PCP sob o lema “PCP – Com os Trabalhadores e o Povo Democracia e Socialismo”.

O Comité Central do PCP além de convocar o Congresso tomou decisões quanto à preparação e realização do Congresso, designadamente quanto à metodologia, ao faseamento e aos objectivos, visando uma ampla participação do colectivo partidário.

Na primeira fase de preparação do Congresso que terminou em Maio, o Comité Central apontou um conjunto de matérias centrais para o debate inicial no colectivo partidário. Com base no contributo dessa ampla discussão, deu-se início à segunda fase de preparação do Congresso: a elaboração das teses – Projecto de Resolução Política.

A terceira fase que se inicia em Setembro, já com o Projecto de Resolução Política elaborado, irá voltar voltará a originar uma ampla discussão no colectivo partidário. Depois da discussão, o Projecto de Resolução Política sofrerá alterações consoante a discussão e propostas apresentadas.

Assim sendo, 2, 3 e 4 de Dezembro será o culminar de quase um ano de preparação e construção de mais um Congresso do PCP.

O XX Congresso realiza-se numa situação nacional em que são visíveis as consequências nefastas decorrentes da natureza exploradora do capitalismo e da sua crise estrutural, do processo de integração na União Europeia e da política de direita das últimas décadas expressos de forma ainda mais violenta nos últimos anos com os PEC e o Pacto de Agressão subscrito por PS, PSD, CDS-PP com o FMI, a União Europeia e o BCE.

No actual quadro nacional e internacional, o XX Congresso assume um importante significado, quer quanto à análise da situação, quer quanto à definição das orientações e linhas de intervenção para a defesa dos interesses e aspirações dos trabalhadores e do povo, para a ruptura com a política de direita, por uma política patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, o socialismo e o comunismo.