banner-fmje

Aniversário FMJE // Jovens uni-vos! Avante por uma paz duradoura!

No dia 10 de Novembro, além de celebrarmos o aniversário da JCP, celebramos também o aniversário da Federação Mundial da Juventude Democrática World Federation of Democratic Youth WFDY, da qual a JCP faz parte, e que em 2016 celebra o seu 71º aniversário.

Declaração da FMJD sobre o seu 71º aniversário:

Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial e a luta contra o fascismo, vários movimentos juvenis anti-fascistas e progressistas criaram pontes de comunicação e cooperação em face do inimigo comum. Milhões de jovens por todo o mundo viram a necessidade de unir as suas vozes e as suas mãos, na luta comum contra todas as formas de destruição da vida. Ao mesmo tempo, definiram a prioridade de enfrentar o imperialismo e de lutar pela sua derrota.

A 10 de Novembro de 1945, sobre as cinzas da II Guerra Mundial, milhares de jovens reuniram-se em Londres para participar no congresso constituinte da Federação Mundial da Juventude Democrática. Desde então, a Federação Mundial da Juventude Democrática escolheu o caminho da luta contra o imperialismo, junto com as organizações juvenis anti-imperialistas de todo o mundo. Desde então, a FMJD clama por essa posição, até ao fim do imperialismo, do fascismo, do colonialismo, das ocupações, guerras, exploração e miséria dos povos.

Através da sua História, ultrapassando todos os desafios que dificultavam a sua luta, a FMJD conseguiu ter êxito, mantendo a esperança da sua continuidade em milhões de jovens em todo o mundo. Sob os ideais de amizade e solidariedade internacionais, a FMJD continua a actuar a nível mundial.

O 71º aniversário da FMJD celebra-se no momento em que a Federação se empenha no trabalho preparatório do 19º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE). A FMJD, sendo um dos pilares fundamentais do FMJE, tem a responsabilidade da actualização e sucesso de cada Festival. A História da FMJD contribui para o sucesso do 19º FMJE, sobretudo num momento em que o imperialismo parece inevitável e em que a juventude progressista do mundo pode mostrar a alternativa através do 19º FMJE, demonstrando o poder da solidariedade e da amizade. O FMJE é, para a FMJD, uma actividade que confirma todos estes marcos, demonstrando a continuidade das lutas anti-fascista, anti-guerra e anti-imperialista, ao mesmo tempo que honra todos aqueles que vieram antes da FMJD e que se sacrificaram pela luta em prol da Paz, da solidariedade e da justiça social.

Depois de 71 anos de vida, a mensagem da FMJD continua a mesma! O objectivo da derrota do imperialismo é o nosso dever. Juntos, todos os membros da FMJD e todos os seus parceiros, irão continuar a sustentar as aspirações da juventude anti-imperialista. Depois de 71 anos de vida, os objectivos da paz e da solidariedade continuam sendo uma luta incondicional da FMJD. A exigência do fim das ocupações, das guerras, das intervenções estrangeiras, da exploração e opressão continuam posições intactas para a FMJD. Também, actualizando a sua acção e a avaliando as necessidades da juventude e dos povos, a FMJD apoia a luta pelo trabalho com direitos, que assegure os benefícios da classe trabalhadora e popular, a luta pelo acesso gratuito à educação, à cultura e ao desporto.

Finalmente, aproveitando a oportunidade do 71º aniversário da FMJD, a Sede da FMJD apela a todas as suas organizações-membro a que se juntem aos trabalhos de preparação do 19º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, culminando na mobilização da juventude a nível internacional, contribuindo para uma participação massiva em Sochi, em Outubro de 2017, em que no quadro do 19º FMJE iremos comemorar o 100º aniversário do triunfo da Grande Revolução Socialista de Outubro, data significativa, pelo seu carácter e objectivos, bem como pela sua importância para o desenvolvimento do movimento anti-fascista, anti-colonialista e anti-imperialista em todo o mundo.

Viva a solidariedade internacional!
Viva a luta anti-imperialista!
Viva a FMJD!

Budapeste, 10 de Novembro de 2016

A Sede da FMJD