Sobre a JCP

A 10 de Novembro de 1979 nasce a Juventude Comunista Portuguesa, historicamente enraizada na juventude e comportando um vasto património de luta pelos seus direitos, no combate ao fascismo e pela Liberdade. A fundação da JCP é resultante da fusão da União da Juventude Comunista (UJC), que agregava jovens trabalhadores, com a União de Estudantes Comunistas (UEC).

Intimamente ligada à realidade da juventude portuguesa, às constantes alterações da sua vida, aos ataques que enfrenta e às batalhas que trava, a intervenção da Juventude Comunista Portuguesa, enquanto Organização Revolucionária da Juventude, corresponde ao seu objectivo de transformação da realidade e da sociedade. Pelos seus objectivos, propostas e acção, é a única que dá resposta aos problemas dos jovens, dinamizando a luta pelos seus direitos e aspirações.

Na JCP, os jovens fortalecem os laços de amizade, acção comum e solidariedade que unem a juventude e os povos de todo o mundo na luta contra a exploração e a opressão, contra o imperialismo, o racismo e a xenofobia, pela preservação do meio ambiente, pela paz, a democracia, a independência nacional, o progresso e a justiça social. Os jovens comunistas trabalham e lutam por uma nova sociedade a construir com o povo português, onde não haja lugar à exploração do Homem pelo Homem, onde seja possível a plena concretização dos direitos e aspirações juvenis e em que a vida tenha os mais vastos horizontes de realização individual e colectiva – o Socialismo e o Comunismo.

Sendo a única organização partidária de juventude que contraria o actual sistema, a JCP mantém um olhar atento e disponível, mas necessariamente crítico, sobre a realidade e aprofunda a sua intervenção e formas de organização através da discussão colectiva, intervindo prioritariamente em escolas e locais de trabalho, no sentido de esclarecer os jovens, elevar a sua consciência política e reforçar e dinamizar a luta.

Na JCP, os jovens participam na luta da juventude e do povo português, ao lado dos trabalhadores, com o Partido Comunista Português, no espírito de dedicação ao povo e ao país e contribuindo para a construção de uma democracia avançada em Portugal no prosseguimento dos ideais, conquistas e valores da Revolução de Abril.

Junta-te à luta, junta-te à JCP!

Consulta os Princípios Orgânicos da JCP
Lê a Resolução Política do 11.º Congresso da JCP