Saudação à luta dos estudantes do Ensino Secundário

O  Secretariado da Coordenadora Nacional do ensino Secundário

Saúda a luta dos estudantes do Ensino Secundário

Nesta semana em que se realizam os primeiros Exames Nacionais no quadro de crise epidémica, o Secretariado da CNES saúda a luta dos estudantes do Ensino Secundário contra os Exames Nacionais, que ao longo das últimas semanas tomou diversas expressões, nas ruas e nas redes sociais, e particularmente as acções no Porto e Setúbal, dia 25 e 26 de Junho respectivamente, sob o lema “Não ao vírus do Exames”.

Os Exames Nacionais, implementados num governo do PS em 1996, constituem um grave ataque ao Direito à Escola Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade, visando a elitização do Ensino Superior, juntamente com as políticas de desinvestimento dos sucessivos governos PS, PSD e CDS.

Desde a sua instituição, a JCP vem alertando e denunciando para os objectivos e efeitos negativos dos mesmos. A luta contra os Exames é uma longa e justa reivindicação que todos os anos mobiliza milhares de estudantes, com que a JCP sempre se solidarizou. O que urge é o efectivo investimento da Escola Pública, a valorização da avaliação contínua e a plena democratização de todos os graus de Ensino, para que a Educação se concretize como direito de todos.

Valorizamos esta luta tanto mais urgente face ao surto epidémico e às consequências que daí advieram para muitos estudantes, aprofundando as desigualdades socioeconómicas entre estudantes.

O Secretariado da CNES apela à intensificação da luta desenvolvida pelos estudantes, garante essencial para se avançar na resolução dos problemas concretos e para que se concretize a Escola de Abril, uma  Escola Pública gratuita, democrática e de qualidade para todos.

CategoriasSem categoria