ORG. ENSINO SUPERIOR Comunicado aos estudantes
17-Jun-2005
Estágios Remunerados: Lutar Por Um Direito De Todos!

A pretexto do défice, o Governo PS quer acabar com os estágios remunerados nos ramos ensino das universidades. Os estudantes destes cursos não têm direito a bolsas, pagam propinas, têm custos acrescidos em deslocações e o estágio não contará como tempo de serviço. Ou seja, pagarão para trabalhar!

Em vários cursos (como na área da saúde) já ocorrem situações semelhantes. A JCP considera tais situações indignas e escandalosas. Apelamos à luta pelo direito de todos os estudantes a estágios devidamente remunerados.

As alterações em curso à Lei de Bases do Sistema Educativo por causa do Processo de Bolonha, ao imporem os dois ciclos e o aumento de propinas no segundo ciclo, entre outras medidas, descaracterizam o Ensino Superior Português. O acesso aos mais elevados graus de ensino é cada vez mais para quem pode pagar, não para quem quer estudar.

É preciso continuar a lutar contra estas medidas, contra as propinas e combatendo o Processo de Bolonha, pelo ensino público, gratuito e de qualidade.

JCP Apela Ao Recenseamento Eleitoral (Decorre Até Fim De Julho)

As eleições autárquicas são um importante momento da vida política e da democracia portuguesa. Num quadro de ataque ao poder local democrático, à sua pluralidade e ao seu papel relevante no desenvolvimento do país, ganha mais importância que a juventude exerça o direito a votar, conquista de lutas de gerações. A JCP apela a todos os jovens não recenseados que se inscrevam no recenseamento eleitoral (na junta de freguesia da área de residência) até final de Julho (prazo limite).

Para descarregar o comunicado carrega aqui ,

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg