secundárioAbril2020

Estudantes do Ensino Básico e Secundário em Luta!

Milhares de estudantes responderam ao apelo lançado pela Associação de Estudantes da ES Fernão Mendes Pinto, de Almada, concretizando uma semana de luta de 9 a 13 de Dezembro em defesa da Escola Pública. Uma jornada realizada ainda no início do ano lectivo, que de novo só teve mesmo o nome, pois os problemas que já se sentiam no passado mantiveram-se, por mais que tentem “atirar areia para os olhos” .

Por uma Escola Pública, Gratuita e de Qualidade!

Não é novidade para o estudante em Portugal olhar para a sua escola e reparar e sentir que:

– a sua escola está degradada e por vezes chove nas salas,

– caem tectos, faz muito frio no inverno e calor insuportável no Verão;

– encontram-se numa turma sobrelotada;

– a falta de funcionários e professores afecta o seu desempenho escolar e ameaça a sua segurança;

– as más condições do material pedagógico coloca em causa a realização de trabalhos;

– a presença de amianto põe em causa a sua saúde e dos seus colegas;

– falta à comida da cantina quantidade e qualidade.

Bem sabemos que os problemas se mantêm não porque ”não há dinheiro”, mas sim por opção política dos sucessivos governos PS, PSD e CDS-PP. Fosse a causa o dinheiro e com certeza que todos os anos não seriam injectados milhões de euros públicos na banca privada, como é exemplo os mais 800 milhões a ser injectados no Novo Ban- co. Prioridades bem definidas como podem reparar.

Os estudantes perguntaram “Até quando?”, mas não se acomodaram à espera. Rejeitara as mãos largas para a banca privada e para o défice, mas tostões para a Escola Pública, rejeitaram o desinvestimento no Ensino Público adoptado pelos sucessivos governos PS, PSD e CDS-PP.

Valeu a Pena Lutar!

Daqui sai reforçada a ideia de que a organização dos jovens é uma arma preponderante para combater as injustiças senti- das. É precisamente esta a dinâmica, das massas organizadas em paralelo com os deputados eleitos pela CDU, que será a força para combater os retrocessos e conquistar novos avanços.

Devemo-nos animar com os importantes avanços nos últimos anos, como a gratuitidade dos manuais escolares ou a redução do custo dos transportes.

Com mais uma grande jornada de luta, ficou claro que os estudantes não vão ter a vida facilitada, mas claro também ficou que poderão sempre contar com a JCP na defesa da juventude e suas aspirações, agitando, mobilizando e apoiando em defesa da escola pública, gratuita, democrática e de qualidade a que temos direito!