SaudaçãoLutaEstudantesEnsinoSuperior

Saudamos a luta
dos estudantes
do Ensino Superior

A Direcção Central do Ensino Superior da Juventude Comunista Portuguesa saúda a luta dos estudantes em defesa de um Ensino Superior público, gratuito, democrático e de qualidade, reiterando que está e estará sempre ao lado das justas aspirações e reivindicações dos estudantes e dos jovens portugueses.

A concentração realizada ontem, dia 18 de Novembro, lançada por várias Associações de Estudantes na cidade de Lisboa em frente da Assembleia da República, bem como as diferentes acções de luta realizadas pelos estudantes da FCSH-UNL, FLUL, ISCTE-IUL, FLUP e pelos estudantes da Universidade de Coimbra na passada semana são de extrema importância, seja pelo exemplo dado, seja pela situação que hoje vivemos deixando sementes de esperança para um futuro à altura das suas justas aspirações.

Esta acções expuseram os diversos problemas das Instituições do Ensino Superior e reivindicaram a necessidade de mais investimento por parte do Estado. Os estudantes que saudamos deixam bem assente que um Ensino Superior de qualidade não se coaduna com a falta de condições materiais nas faculdades, com a falta de condições nas residências nem com a insuficiência de camas, com a dificuldade de se assegurar o processo de ensino-aprendizagem, nem com a existências de propinas, taxas e emolumentos que continuam a ser uma das principais barreiras de acesso a este grau de ensino, ou com o desmantelamento das Repúblicas em Coimbra.

Neste quadro importa salientar que no contexto da discussão do Orçamento do Estado cabe ao Governo fazer uma opção: ou está do lado dos estudantes ou continua com a opção de não romper com as políticas de direita. Uma e outra opção não são conjugáveis. Neste quadro de opções destaca-se as propostas apresentadas pelo PCP que não baixando os braços ante um Orçamento que não respondem aos problemas do país tem mais uma vez
um conjunto de propostas que resolvem os problemas sentidos pelos estudantes do Ensino Superior, pautando a sua intervenção pela necessidade de uma resposta coerente e que vá de encontro das reivindicações estudantis.

O apoio e a valorização deste grau do Ensino Superior passa pela necessidade de resolução de problemas estruturais que afectam os estudantes e as suas famílias. A JCP reitera que o futuro deste grau de Ensino terá que passar pelo que o PCP propõe: pelo fim no imediato de todas as barreiras socioeconómicas, como as propinas em todos os ciclos, pelo reforço e melhoria da Acção Social Escolar, como a melhoria do regulamento de atribuição de bolsas, bem como um aumento do seu valor e pelo reforço de verbas para a construção e reabilitação de residências na Rede Pública de Alojamento Estudantil. A sua valorização passa também, como exprimiram os estudantes, pelo reforço imediato da financiamento para o Ensino Superior, assegurando o seu carácter público e gratuito.

A JCP apela à intensificação da luta organizada dos estudantes em torno das suas justas aspirações, pela resolução dos problemas concretos das suas faculdades e por um Ensino Superior público, democrático, gratuito e de qualidade.