Saudação à luta dos estudantes da Escola Artística António Arroio

A JCP saúda a luta dos estudantes da Escola Artística António Arroio realizada no dia 30 de Novembro de 2018, desde o portão da escola até à Assembleia da República pela realização de obras. Há anos que os estudantes lutam e reivindicam a conclusão das obras na escola, interrompidas há 8 anos e que ilustram o estado das escolas secundárias, com necessidades urgentes de intervenção. Desde então que a escola não tem refeitório e tem apenas um bar que não dá resposta às necessidades dos estudantes, para além da falta de condições das infraestruturas da escola. É por isso urgente mais financiamento para o ensino básico e secundário, permitindo a realização de obras nas várias escolas em que existe esta necessidade. Esta situação é fruto das políticas de desinvestimento na educação de sucessivos
governos PS, PSD e CDS, que têm consequências desastrosas nas condições materiais e humanas das escolas.

No seguimento das inúmeras acções de luta realizadas ao longo dos últimos anos pelos
estudantes desta escola, já foi inclusivamente anunciada no passado ano lectivo a
disponibilização de verbas para a realização de obras mas o cenário em que a escola funciona exactamente nas mesmas condições mantém-se e torna-se incomportável para os estudantes.

Este é um problema que a JCP tem identificado ao longo dos anos. No quadro da Assembleia da República, o PCP apresentou já por diversas vezes propostas que vão no sentido das obras
nesta escola, bem como nas várias escolas com
necessidade de intervenção.

A JCP está solidária com esta acção de luta e apela à intensificação da luta organizada dos estudantes em cada escola pela resolução dos seus problemas, sendo certo que será este o caminho para a efectivação das obras na Escola Artística António Arroio.