Mais JCP, mais luta: Avante com Abril!

A Juventude Comunista Portuguesa lançou uma campanha nacional de reforço da Organização, sob o lema “Mais JCP, mais luta: Avante com Abril!”

No documento aprovado na reunião da Direcção Nacional realizada a 20 e 21 de Fevereiro de 2016,  a JCP afirmou que esta campanha tem “o objectivo de reforçar a organização da JCP na sua estruturação, elevando a militância e alargamento da assunção de responsabilidades e intensificação da intervenção dos seus militantes, alargando a sua influência junto da juventude e a sua análise e intervenção própria, criando melhores condições para uma maior, mais profunda e mais intensa acção política junto da juventude. Reforçar a acção organizada dos jovens comunistas é o objectivo a que nos propomos, retirando dos militantes – força motora da organização – o melhor da sua inteligência, da sua consciência, do seu conhecimento, da sua vontade e dedicação para de forma unida e coesa intervirmos junto da juventude.”

O mesmo documento avança com alguns dos eixos desta campanha. Desde logo é assumido “o papel dos jovens comunistas na luta e unidade do movimento juvenil”, que o documento refere ser, acimda de tudo, “a construção da unidade da juventude em torno dos seus objectivos e aspirações como tarefa central da sua acção revolucionária.” Para isso, é também necessário um grande esforço de recrutamento, para alargar o número de militantes da JCP, contributo fundamental para o reforço da luta. Neste âmbito, é ainda referida a importância da “adesão de mais militantes da JCP ao PCP”.

A definição ou redefinição clara de prioridades em cada organização, o maior envolvimento e esforço para recrutar os milhares de jovens que, em algum momento, deram o seu contacto à JCP, ou o enquadramento dos novos militantes no trabalho da JCP são outros elementos a destacar, assim como a responsabilização de militantes por tarefas concretas.

“Consolidar os existentes e criar novos colectivos” e “trabalhar para intensificar a actividade própria dos colectivos, estimular a sua autonomia no trabalho, a sua capacidade realizadora e ligação à realidade onde intervêm” são também objectivos definidos pela DN da JCP.

Considerando que “a propaganda assume grande importância num contexto mediático cada vez mais desfavorável em que a comunicação social dominante tem um papel destacado”, a JCP pretende editar mais boletins de colectivo ou outros, assegurar a distribuição da propaganda central da JCP, assim como aumentar a difusão do seu jornal, o AGIT, e também do “Avante!” e d’”O Militante”.

O documento refere ainda: “Tendo em conta a dimensão e aprofundamento da ofensiva ideológica a necessidade dos jovens comunistas estarem em condições político-ideológicas de intervir no plano da batalha das ideias assume particular importância”, lançando assim um plano de acções de formação ideológica junto dos seus militantes.

Para esta campanha, a JCP vai lançar um cartaz de rua, um postal de contacto, assim como outros elementos.

Mais JCP, mais luta: Avante com Abril! – Adere à JCP