Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade

Baixos salários, precariedade, desemprego, emigração forçada, desregulação dos horários, retrocesso nos direitos são realidades que marcam a vida dos jovens trabalhadores e que se acentuaram nos últimos anos.

Perante esta realidade, o Partido Comunista Português decidiu a lançar a campanha “Mais direitos, mais futuro! Não à precariedade!”, que visa denunciar e esclarecer que esta situação que trabalhadores hoje sentem na pele não é inevitável e há uma alternativa política que combata de forma séria a precariedade. É necessário e possível o trabalho com direitos, porque a cada posto de trabalho permanente, deve corresponder um vínculo efectivo de trabalho.

Precariedade e desemprego, ao contrário do que nos tentam fazer crer, nada têm que ver com necessidades ocasionais ou excepcionais de emprego! O que pretendem é o aumento da incerteza, da instabilidade e exploração, pressionar e tratar os trabalhadores como peças descartáveis, prontas a serem substituídas.

O recurso ao trabalho temporário, aos estágios ou à prestação de serviços serve para a desresponsabilização das empresas para o despedimento fácil e sem compromissos por parte do patronato.

A precariedade tem de ser combatida, é necessário caminharmos  para fim do trabalho sem direitos. Ao governo tem de ser exigido a implementação de políticas neste sentido, nomeadamente com a revogação de medidas lesivas dos trabalhadores no Código do Trabalho e um reforço de medidas inspectivas, com o reforço de meios da Autoridade para as Condições de Trabalho, entre outras.