Ensino Secundário

A Organização do Ensino Secundário da JCP tem a sua intervenção centrada nas Escolas Básicas e Secundárias, na defesa pelos direitos dos estudantes, pela defesa intransigente da Escola de Abril: pública, gratuita, democrática e de qualidade!

Em cada escola, os comunistas organizam-se por colectivos de escola, cumprindo com um importante papel para o reforço da JCP na escola, para o reforço da consciência dos estudantes. Os militantes da JCP, em unidade com os seus colegas, têm um papel fundamental na luta pela resolução dos problemas das escolas e para a defesa Educação a que temos direito.

A intervenção diária da JCP nas escolas através do contacto com os estudantes diariamente e com vista a dinamização da luta nas escolas, afirma a importância da consciencialização dos estudantes para a defesa dos seus direitos, relacionando os problemas da escola com a política educativa mais geral.

Considerando que o acesso à Educação constitui um direito fundamental a JCP luta por:

  • Mais investimento, garantindo mais e melhores condições materiais e humanas nas escolas;
  • a revogação do Estatuto do Aluno e a elevação da democracias nas escolas;
  • a gratuitidade dos manuais escolares e a redução do número de alunos por turma;
  • a concretização da avaliação contínua e o fim dos exames nacionais;
  • a reposição do passe escolar.

A JCP continuará a lutar para que todos os jovens tenham direito à Educação Pública, Gratuita e de Qualidade. Considerando que a plena efectivação deste direito é fundamental para a formação integral de cada indivíduo mas é também condição determinante para a democracia e progresso, económico e social, de Portugal.

Resolução Política do 14º Encontro Nacional do Ensino Secundário, aprovada a 11 de Novembro de 2017.