Encontro Nacional da Juventude Trabalhadora

Pelo trabalho estável e com direitos:               Mais organização, Mais Luta!

19 Janeiro 2019 – 10:00 Clube Ferroviário

No dia 19 de Janeiro, a JCP organiza o Encontro Nacional Da Juventude Trabalhadora, no Clube Ferroviário, em Lisboa. Muitos serão os temas debatidos neste dia. Desde os baixos salários, ao trabalho sem contrato, aos contratos a prazo, à repressão e pressão nos locais de trabalho, à precariedade que a juventude atravessa, entre outros temas. Trataremos neste Encontro de ouvir, discutir ideias e linhas de acção que estimulem a luta pela melhoria das condições de vida e de trabalho da juventude.

Encontro que já está a ser discutido um pouco por toda a parte, através do
documento de apoio que está a ser entregue aos jovens trabalhadores, onde nos tem sido dada a conhecer a realidade nos locais de trabalho, as perspectivas de organização, recrutamento e de luta. No contexto que os jovens trabalhadores atravessam, marcado pela precariedade e baixos salários, é de especial importância que haja momentos como este em que os jovens encontram noutros jovens, de todos os lados do país, situações idênticas às suas nos locais de trabalho, discutam e vejam a melhor forma, através da organização e  da luta, de conquistarem direitos nos seus  locais de trabalho.

Num contexto em que aos jovens é cada vez mais difícil terem este tipo de discussão, onde é reprimida a sua filiação e participação no seu sindicato de classe, onde a ofensiva ideológica é cada vez maior, este Encontro assume especial importância para ouvir, esclarecer e mobilizar mais jovens deste país para que estes vejam na JCP e no PCP a alternativa necessária de que o país precisa.

Aos jovens deste país afirmamos que é possível e urgente um rumo diferente, onde não haja precariedade, onde o trabalho seja valorizado com salários dignos, onde os trabalhadores se possam organizar sem repressão por parte do patronato, onde haja horários que nos deixem desfrutar do nosso tempo livre, onde possamos começar uma vida e constituir família.

Apelamos a todos os jovens que querem uma vida melhor no seu país, com condições, tempo para viver e realizar-se pessoalmente que apareçam neste Encontro para que sejam ouvidos, para que tragam as suas realidades e para que conheçam as propostas e alternativas que a JCP e o PCP colocam ao nosso país.

Documento de apoio à discussão

Clube Ferroviário, Lisboa