Editorial AGIT n.º 120

A JCP estará sempre com a juventude portuguesa na luta pelos valores de Abril, da paz, democracia, progresso e a justiça social. Trabalhamos e lutamos pela construção de uma nova sociedade onde não mais haja exploração do Homem pelo Homem.

Saímos da Festa do Avante!, que este ano se estendeu à Quinta do Cabo da Marinha, que hoje é da Festa!, com a natural alegria que caracteriza o nosso colectivo partidário, com a consciência da grande realização que se expressa na extraordinária iniciativa de massas que é a nossa Festa, a Festa da juventude e do todo o povo português e que nasce da imaginação e do trabalho dos seus construtores.

É hábito, ao falar da Festa!, dizer que «não há festa como esta» e assim é porque, há 40 anos que a iniciativa político-cultural do PCP não tem paralelo em Portugal. A Festa da cultura, do nosso e de outros países, da música, das artes, da ciência, do desporto e da luta. A Festa! que dá força à nossa luta de todos os dias e onde os sonhos são compromisso de vida.

O ano lectivo 2016/2017 começa marcado pela persistência de problemas nas escolas e faculdades. O novo quadro político, com a derrota do PSD/CDS e com a alteração da correlação de forças na Assembleia da República, conquistado com a luta dos estudantes e dos trabalhadores, trouxe algumas alterações, ainda que limitadas, como são exemplo a introdução da gratuitidade dos manuais escolares no 1.º ano e a perspectiva do seu alargamento, o fim dos exames nacionais no 4.º e 6.º ano.

Desde o início do ano lectivo, assistimos a diversas acções de luta por todo o país, dos estudantes e dos trabalhadores, que não se vergam e não desistem sempre convictos da justiça das suas reivindicações e da capacidade e da potencialidade transformadoras da sua luta.

País fora, o dia 10 de Novembro foi marcado, nas escolas do Ensino Básico e Secundário, com luta em defesa da Escola Pública de Abril. Os estudantes saíram à rua reivindicando o tão necessário financiamento para a resolução dos problemas das escolas: turmas muito grandes, devido à falta de professores, faltam funcionários, são necessárias obras, os preços dos materiais e dos manuais escolares continuam muito elevados.

Também os estudantes do Ensino Superior se fizeram ouvir, um pouco por todo o país, no passado dia 17 de Novembro. Face ao aumento do custo do prato social, que em algumas universidades chegaram aos 15 cêntimos este ano lectivo, exigiram o reforço da Acção Social Escolar, contra a insuficiência de cantinas e bolsas, pela urgência de investimento no Ensino Superior.

Comemorámos o 37.º aniversário da Organização Revolucionária da Juventude portuguesa, a JCP. São mais de três décadas ao lado da juventude portuguesa a lutar pela concretização dos seus anseios e aspirações e pela resolução dos seus problemas.