Comunicado da Direcção da Organização do

Comunicado da Direcção da Organização do Ensino Superior de Coimbra

13 de Maio 2020

Na passada semana, assistimos à chantagem e pressão por parte dos SASUC aos estudantes, que, a pretexto do surto epidémico da Covid-19 que o país atravessa, aproveitaram para aprofundar ainda mais os problemas dos estudantes que não têm capacidades financeiras para estudar.

Estes estudantes foram pressionados a abdicarem das suas residências sem saberem como estarão as suas vidas académicas no final do semestre, num contexto de incerteza quanto às avaliações presenciais, sobre se terão que aceder a arquivos ou a bibliotecas, entre outros elementos necessárias para poderem ter avaliações justas para todos.

Neste sentido, na sexta-feira, dia 8 de Maio, o PCP questionou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o documento em anexo.

A Direcção da Organização do Ensino Superior de Coimbra da JCP salienta que, neste período, mais urgente se torna a luta por um Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade para que nenhum estudante se veja desamparado perante as dificuldades que se agudizam. Tal só é possível concretizando as propostas do PCP na Assembleia da República, como a que considera não devido o pagamento de Propinas, taxas e emolumentos relativas a este ano, a suspensão do pagamento das mensalidades das residências e a garantia de igualdade de acesso a todos os recursos didácticos.

A DOESC reafirma a necessidade dos estudantes se organizarem, elevando o patamar de luta, pelo Ensino Superior a que têm direito: Público, Gratuito e de Qualidade!

CategoriasSem categoria