site_pvn_bandas

As bandas do Palco Novos Valores da FA!’17

Realizou-se mais uma edição do concurso de bandas do Palco Novos Valores da Festa do Avante!, organizado pela Juventude Comunista Portuguesa.

Todos os anos, realiza-se por todo o país aquele que é o concurso de bandas com maior expressão nacional. Um concurso que este ano contou com mais de 70 bandas em 25 eliminatórias por todo o país, permitindo que bandas jovens mostrassem o seu trabalho a milhares de pessoas. Os vencedores das eliminatórias tocaram em finais regionais e inter-regionais, nas quais foram apurados os 7 vencedores, que terão oportunidade de tocar no Palco Novos Valores da Festa do Avante!, a decorrer nos dias 1,2, e 3 de Setembro.
Às bandas vencedoras do concurso, juntam-se novos valores nacionais convidados pela JCP a actuar no mesmo palco. O Palco Novos Valores situa-se junto à Cidade da Juventude. Por este palco passam todos os anos dezenas de bandas em início de carreira, que têm naquele espaço uma oportunidade única para mostrarem o que de melhor a juventude faz na música em Portugal.

O Palco Novos Valores e o Concurso de Bandas, que este ano assinalam os seus 20 anos, são também uma forma de luta em defesa do acesso à criação e fruição cultural, que têm sido negados à juventude, pelas políticas de desinvestimento na cultura de sucessivos governos PS, PSD e CDS. Faltam espaços para tocar e ensaiar, os preços dos instrumentos e equipamentos musicais são exorbitantes, e quem trabalha da música ou de outras expressões artísticas vê-se frequentemente empurrado para a precariedade e os baixos salários.

Este ano, continuamos ainda com a campanha nacional em defesa da redução do IVA dos instrumentos musicais para os 6% sob o lema “Aumenta o Som! Baixa o IVA!”. A petição integra uma campanha lançada no âmbito do Palco Novos Valores, com expressão nas redes sociais com o hashtag #AumentaoSomBaixaoIva. Os instrumentos musicais não são um luxo. São, para quem vive da música, um instrumento de trabalho, e para quem faz música nos seus tempos livres, um bem cultural essencial. A petição, que já conta com mais de 2000 assinaturas, será entregue na Assembleia da República. Associa-te à campanha, sabe mais em www.jcp.pt.

Parabéns às bandas vencedoras! Vemo-nos va Festa!