Encontro Nacional de Jovens Trabalhadores da JCP
Moção sobre o aumento dos salários e combate à precariedade
25-Fev-2010
Vivemos hoje um clima de grande insegurança no seio dos trabalhadores, as politicas seguidas pelos consecutivos governos, agravam de dia para dia as condições de vida dos trabalhadores. Uma politica que tem sido baseada nos baixos salários e em vínculos precários, não serve os interesses dos trabalhadores, nem da juventude. Actualmente um jovem que entra no mundo do trabalho, não encontra com estas politicas, uma resposta para as suas aspirações. Somos jovens, no inicio das nossas vidas e a insegurança que encontramos não nos permite construir o nosso futuro.
Os baixos salários praticados, são um claro entrave a emancipação dos jovens, fala-se muito que os jovens portugueses saem cada vez mais tarde de casa dos pais, mas fala-se pouco dos reais motivos que conduzem a esta situação. Os vínculos de trabalho precários e os baixos salários, ter de trabalhar em dois e mais sítios para se conseguir pagar as contas não permite que os jovens se emancipem.
O Governo PS apresenta medidas demagógicas de combate à precariedade. A proposta que incide no pagamento de mais 3 % de taxa social única para quem contrata a termos, não vai combater os contratos a termo, como se exige, mas sim permite a legalização destes contratos, à semelhança do que o Governo faz na questão dos recibos verdes. Defendemos um combate efectivo à precariedade que passa não pelo aumento de taxas mas sim pela passagem de todos os trabalhadores com contratos a termo, a contractos efectivos de trabalho.
O Encontro Nacional de Jovens trabalhadores da JCP, reunido no dia 20 de Fevereiro de 2010 exige:
•    O aumento efectivo e real dos salários de todos os trabalhadores.
•    O aumento do salário mínimo até 600 €
•    O fim do trabalho precário.