nota de imprensa
Novo roubo aos estudantes de Braga: desta vez na secundária Carlos Amarante!
07-Fev-2014

A Juventude Comunista Portuguesa vem, por este meio, denunciar o que está prestes a ter lugar aos estudantes dos cursos profissionais da Escola Secundária Carlos Amarante (Braga).

 

Na semana passada, os estudantes dos cursos profissionais da secundária Carlos Amarante foram informados que a partir de dia 10 de Fevereiro – próxima 2ª feira – deixarão de receber as senhas de alimentação e transporte que sempre receberam e que, segundo o compromisso com eles estabelecido no ingresso desse curso, deveriam receber até ao final do mesmo.

 

Acresce ainda que as visitas de estudo marcadas estão agora em vias de ser canceladas.

 

Ambos os factos se prendem com a ausência de financiamento do Estado e a incapacidade da escola para colmatar esse subfinanciamento.

 

 

 

 

 

A confirmar-se isto, como tudo indica, deve ficar bem claro que tal se trata de um descarado roubo dos estudantes e das suas famílias que assim se verão confrontadas com avultadas despesas com que certamente não contavam e que, em bom rigor, a ser cumprida a Constituição da República Portuguesa e o seu artigo sobre a universalidade e gratuitidade da educação (74º), jamais deveriam ter lugar!

 

No entender da JCP e do PCP, o Governo deve assumir plenamente as suas responsabilidades. Como antes dissemos, cabe ao Governo garantir às escolas o financiamento para o funcionamento dos cursos profissionais e para todas as despesas com que as escolas sejam confrontadas. É apenas e só o Governo que é responsável por esta situação.

 

Novamente sustentados pelos factos, reafirmamos: este é um governo ladrão, ilegítimo, mentiroso, que governa ao arrepio da Constituição e contra o seu próprio povo, razões bastantes para que seja demitido, permitindo ao povo português escolher o seu destino em eleições legislativas. Para que tal se concretize, apelamos aos estudantes da ESCA e todos os outros que se unam e façam valer os seus direitos, impedindo os cortes nos apoios e lutando por uma escola devidamente financiada, capaz de proporcionar aos estudantes que a frequentam tudo a que têm direito.

 

Braga, 06 de Fevereiro de 2014

Juventude Comunista Portuguesa

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg