Lutamos e Lutaremos para mudar transformar o mundo!
MANIFESTO à Juventude Portuguesa
27-Mai-2010

mini-_dsc0682.jpgO 9° Congresso da JCP, adoptou como da organização o manifesto, em baixo transcrito, dirigido à Juventude Portuguesa. Um apelo bem forte para que a juventude se una em torno da defesa dos seus direitos e que transmite a confiança da JCP na resistência e luta da juventude, como meio de transformar o sociedade em que vivemos.

 

 

 

 MANIFESTO À JUVENTUDE PORTUGUESA

Lutamos e Lutaremos para mudar transformar o mundo!

Com toda a alegria dizemos que nos dedicamos à construção de uma sociedade nova, e que esse simples facto, nos anima a cada dia, nos dá força, vontade e energias para continuar lutando!

Lutamos por uma sociedade livre!
Livre da Exploração de um homem por outro, livre da opressão, livre do racismo, livre da xenofobia, livre da guerra, livre de bloqueios, livre da repressão e da pobreza!

Lutamos por uma sociedade participativa!
Onde todos têm um papel de destaque na sua construção, onde todos têm o direito a aprender, onde a todos é garantido o direito de criar e partilhar essas mesmas criações!

Lutamos por uma sociedade de igualdade!
Onde não cabe a discriminação, onde não cabe a destruição do Ambiente, onde não cabe a destruição de países e culturas!

Uma sociedade de paz e cooperação, uma sociedade de progresso social, esta sociedade é o SOCIALISMO! Esta é a razão maior da nossa luta!

Quando muitos dizem que tal não é possível, que tal não passa de um sonho utópico, tentando assim espalhar a resignação, injectar e o conformismo, quebrar a confiança de que é possível a libertação, afirmamos que não só é possível como é o futuro! Como ontem, quando milhares de comunistas e outros democratas portugueses lutaram e conquistaram direitos que então se chamavam de impossíveis diziam dignos de um sonho utópico, derrubando a ditadura fascista, instaurando a democracia e abrindo caminho para o seu aprofundamento, também hoje é possível, com a luta, construir o Futuro!

É com a luta pelos direitos dos trabalhadores, pela estabilidade, pelo pleno emprego, por horários e salários dignos como condição fundamental para o desenvolvimento do país que abrimos caminho para o futuro!

É com a luta pelo direito à Educação, pelo igual acesso a todos os seus graus de forma gratuita, pela garantia do seu carácter público e democrático, pela elevação da sua qualidade, cabendo ao Estado a principal responsabilidade na efectivação destes direitos que abrimos caminho para o futuro!

É com a luta pelo direito à Cultura, pela garantia da livre criação e fruição que abrimos caminho para o futuro!

É com a luta pelo direito ao Desporto e à Saúde, garantidos de uma forma gratuita e universal, que contribuam para a elevação da qualidade de vida e do bem estar físico e psicológico que abrimos caminho para o futuro!

É com a luta pelo direito à Habitação, em que o Estado assuma a sua responsabilidade de criação de condições para uma habitação digna para todos os jovens, como factor de desenvolvimento individual e colectivo que abrimos caminho para o futuro!

É com a luta por um Portugal livre, soberano e independente, numa Europa de paz e cooperação, em que os interesses dos grandes grupos económicos nacionais e transnacionais não se sobreponham aos verdadeiros interesses e necessidades do nosso país, sem bases militares nem ocupações, que abrimos caminho para o futuro!

É com a luta por um mundo de paz, solidariedade e cooperação, onde se respeite as diferentes opções e rumos que os povos decidem seguir, onde se acabem com a guerra e ocupações militares, os bloqueios económicos e todos as outras formas de pressão, que construímos o futuro!

Por todo o mundo a juventude luta e resiste. Os estudantes portugueses, em poderosas manifestações exigem o direito a um Ensino, Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade para todos. Os jovens Trabalhadores, exigindo o direito ao emprego com direitos, milhares de grupos formais e informais, lutam pelo direito à Cultura, ao Desporto, à Habitação, contra o racismo e xenofobia e todas as outras formas de discriminação.

Por todo o mundo, os povos lutam pela sua independência, soberania ou auto - determinação, resistindo corajosamente ao avanço catastrófico do imperialismo, fase avançada do capitalismo, libertando-se do jugo neo-colonial, das agressões militares, dos bloqueios e sabotagens.

É pois, com base nisto que nos dirigimos à juventude portuguesa e a todos os jovens dizemos: CONTINUEMOS A LUTA E TRABALHEMOS PARA QUE MAIS O FAÇAM!
É necessário que mais e mais se juntem aos muitos milhares que hoje lutam pelos seus direitos. Vamos empenhar esforços, vontades e energias para a consciencializar e mobilizar muitos mais na árdua luta contra as políticas de direita que os sucessivos governos nos têm imposto. Luta esta que se faz dia a dia, todos os dias! É possível um mundo melhor! É possível manter abertas as portas que a Revolução de Abril abriu!

Da nossa parte afirmamos que podes contar com os jovens comunistas e com a sua organização, a Juventude Comunista Portuguesa, para prosseguir o caminho de encorajamento e estímulo, de consciencialização e mobilização, mas sobretudo, podem contar com a nossa presença e participação activa! Orgulhamo-nos de pertencer à Organização Revolucionária da Juventude Portuguesa, orgulhamo-nos de viver a lutar, orgulhamo-nos de participar na construção do Futuro e é com imensa alegria que o fazemos. Somos felizes por viver e lutar porque, A alegria de viver e lutar vem-nos da profunda convicção de que é justa, empolgante e invencível a causa porque lutamos.

VAMOS POIS, COM A LUTA DA JUVENTUDE, CONSTRUIR O FUTURO!

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg