VII Encontro Regional de Coimbra da JCP
19-Abr-2010
7er408.jpgRealizou-se no dia 17 de Abril, no salão do Lavadouro da Junta de Freguesia de Buarcos na Figueira da Foz, o VII Encontro Regional de Coimbra da Juventude Comunista Portuguesa. O lema deste VII Encontro era “Organizar, Intervir, Lutar – defender Abril”. Este contou com a presença dos jovens comunistas do distrito de Coimbra que ali procederam à análise da situação política do Distrito, discutiram e traçaram linhas de trabalho para o reforço da organização e da sua intervenção e elegeram uma nova Comissão Regional. Depois de um intenso processo de discussão na organização com reuniões de colectivo e plenários de organização, este VII Encontro Regional foi o culminar de um trabalho que reflecte a democracia interna da Juventude Comunista Portuguesa. Com todos os problemas que existem no distrito de Coimbra seja no Ensino Secundário (escolas degradadas e com poucas condições, atentados à democracia e aos direitos dos estudantes, não implementação da Educação Sexual), seja no Ensino Superior (falta de financiamento nas instituições, propinas altíssimas, os problemas decorrentes da implementação do Processo de Bolonha, o RJIES, a Acção Social Escolar. . .) ou na Juventude Trabalhadora (subida do desemprego entre os jovens, acentuar da precariedade laboral). Houve também discussão sobre a situação noutras áreas como o Ensino Profissional, a Cultura, o Desporto ou o Associativismo. Estes temas foram abordados na Resolução Política do Encontro bem como nas intervenções dos camaradas que estiveram presentes, mais de 30 militantes da JCP.

Depois deste VII Encontro Regional a organização sai reforçada para dar resposta às tarefas que se colocam. A Comissão Regional, organismo que dirige o trabalho na região entre Encontros Regionais teve uma renovação de 90% e tem actualmente uma média de idades de 19 anos. Este VII Encontro Regional representa também um contributo grande para a construção do 9.º Congresso da JCP a realizar a 22 e 23 de Maio em Lisboa.

Acreditamos que com a luta da Juventude vamos continuar a construir um futuro melhor para os jovens do Distrito de Coimbra. 

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg