NOTA DE IMPRENSA
Escola de Música do Conservatório Nacional em luta
25-Fev-2015

A questão do financiamento é nuclear para o Ensino Artístico. As Escolas do Ensino Artístico Especializado devem ser capazes de assegurar um serviço público de formação artística de qualidade, funcionando como centros de Educação, Cultura e Património. Neste sentido, o desinvestimento na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) constitui um ataque, por parte do Governo, aos direitos da juventude e ao património do povo português.

emcn4.jpg

A Escola de Música do Conservatório Nacional funciona há anos num edifício do séc. XVII e teve a última intervenção estrutural há cerca de 40 anos. Actualmente há dez salas fechadas e pátio está interdito por questões de segurança. Falamos de uma escola que apesar de um trabalho brilhante, por parte de toda a comunidade educativa, não pode aguentar mais a política de PS, PSD e CDS. Foi precisamente este sentimento – Não dá mais! – que levou os estudantes a desencadear esta acção de protesto. Uma acção de luta que conta com o apoio de funcionários, professores e pais. E onde a JCP e o PCP estiveram presentes, demonstrando a sua solidariedade.

Hoje nenhum estudante entrou na EMCN. As reivindicações eram demasiadas mas a confiança na luta era imensa.

Lutaram por mais financiamento ao Governo para realizar obras estruturais no edifício;

Demonstraram a importância de reabrir as 10 salas de aula, para que todas as disciplinas possam decorrer regularmente e para que os horários voltem à normalidade. Assim afirmaram que enquanto isso não acontecer serão obrigados a estudar música nos corredores ou manter-se-ão impedidos de ter acesso a algumas das disciplinas, tal como a disciplina de órgão;

Lutaram porque precisam do pátio onde possam conviver ao intervalo;

Lutaram porque todos os dias são obrigados a trazer o almoço na marmita e, muitas vezes, são obrigados a almoçar no chão;
Lutaram porque todos os dias correm o risco do tecto lhes cair em cima da cabeça

Lutaram porque, tal como eles escreveram na faixa, “A EMCN NÃO DESISTE!!!

Os estudantes não desistem e a Juventude Comunista Portuguesa também nunca desistiu. Assim reafirmamos a nossa solidariedade para com a luta dos estudantes da EMCN e mantemos o nosso compromisso: Continuaremos presentes e em luta seremos capazes de construir a Alternativa. Pelo direito à Educação e à Cultura, seremos capazes de romper com a política de direita, seremos capazes de defender um Ensino Artístico Público, Gratuito e de Qualidade, para todos.

Lisboa, 25 de Fevereiro de 2015

emcn1.jpg