N.º 3, FEVEREIRO DE 2006 Proletário
01-Fev-2006
Sindicalismo de Classe As sucessivas gerações de trabalhadores têm vindo ao longo do tempo a conquistar direitos laborais, individuais e colectivos, essenciais para a melhoria das condições de vida e trabalho das novas gerações.

Nos últimos anos, houve um violento ataque das entidades patronais e dos sucessivos Governos PS, PSD, coligados ou não com o CDS-PP, às conquistas de direitos essenciais, nomeadamente, bloqueando a negociação da contratação colectiva, flexibilizando os horários de trabalho e promovendo a instabilidade do vínculo laboral.

A CGTP-IN, central sindical alicerçada na sua natureza de classe e nos seus príncipios, pela sua capacidade de agregar e influenciar os trabalhadores, definindo como objectivo estratégico a acção, a intervenção, a organização e a luta sindical a partir das empresas e dos locais de trabalho, tem dado respostas a toda esta ofensiva.

Às várias situações que afectam hoje os jovens trabalhadores em Portugal, há a acrescer a continuada ausência de definições e execução de politicas de juventude promotoras da independência dos jovens nos vários domínios. O trabalho precário, o desemprego, o bloqueio patronal da negociação colectiva, as políticas fiscais injustas e desajustadas, o ataque à segurança social e ao subsidio de desemprego, levam a INTERJOVEM, organização sindical juvenil da CGTP-IN e os jovens trabalhadores portugueses a dizer basta de politicas desastrosas.

A luta organizada da classe operária e dos trabalhadores é travada num quadro muito alterado marcado pelo confronto com o processo de reestruturação geral das condições de exploração de mão-de-obra e pela desregulamentação das relações laborais.

O movimento sindical unitário é a maior organização social de massas, continuando a assumir-se como força que mais une, mobiliza e organiza os trabalhadores na luta em torno dos seus interesses e direitos sociais, profissionais e de classe, onde a juventude tem se destacado com um forte envolvimento nas várias acções de massas. De onde se destacam recentemente: Jornada Nacional de Luta de 10 de Novembro de 2005, Greve e Manifestação da Administração Pública de 20 de Outubro, Dia Nacional de Luta de 28 de Junho de 2005.

Foi neste sentido que a INTERJOVEM realizou a sua 5ª Conferencia, em Julho de 2005, reforçando a sua organização para uma maior acção e intervenção, na vanguarda do esclarecimento, na luta em defesa dos direitos e na resolução dos seus problemas concretos.

A INTERJOVEM tem dinamizado várias acções de esclarecimento e visa realizar, durante o ano de 2006 uma campanha de sindicalização que decorra durante todo o ano e tem com objectivo chegar a todos os sectores de actividade.

A INTERJOVEM vai também assinalar o dia 28 de Março - Dia Mundial da Juventude, com um dia nacional de luta de jovens trabalhadores, pelo direito ao emprego, pelo aumento dos salários, contra a precariedade.

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg