Reunida a 7 de Julho de 2013
Direcção Nacional convoca 10º Congresso da JCP
09-Jul-2013

A Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa, reunida a 7 de Julho de 2013, procedeu à convocação do 10º Congresso da JCP para os dias 5 e 6 de Abril de 2014, em Lisboa, com o lema “Avante com Abril! Organizar Lutar Transformar”.

Foram definidos objectivos e linhas de trabalho que permitem o envolvimento de toda a organização, neste que é o momento mais importante da vida da JCP. Avançamos colectivamente com a percepção de que o 10º Congresso será ligado à vida da juventude, e na sua preparação estarão presentes lutas, reivindicações, sonhos e aspirações da juventude.

A DN da JCP analisou a situação actual e considerou que este governo e a sua política, apoiadas pelo PS e com o aval do Presidente da República, têm uma base social de apoio praticamente inexistente. Estão na eminência de cair devido à corajosa luta travada, nas escolas, nas empresas e nas ruas.

Das muitas lutas travadas destacamos a Greve Geral de 27 de Junho que constituiu um abalo irreparável no combate à política de direita.

A JCP apela à continuidade e reforço da luta, em defesa da Escola Pública, Gratuita, de Qualidade e Democrática, para Todos e contra o desemprego e as políticas laborais que generalizam a precariedade e aumentam a exploração.

Consideramos fundamental que as lutas da juventude continuem a reivindicar a demissão do governo, apontando para a dissolução da Assembleia da República, e convocação de novas eleições.

A DN observou ainda aspectos relacionados com a intervenção política e actividade da JCP, apontando prioridades e definindo linhas de trabalho para o sucesso das tarefas:

- A preparação da Festa do Avante! Com especial destaque para a compra e venda de EP´s, e para as jornadas de trabalho de construção da FA!. A valorização do Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores que está a decorrer envolvendo milhares de jovens.

- Destacamos a importância das iniciativas realizadas para o Centenário do Nascimento da Álvaro Cunhal, apontando a necessidade de continuar a divulgação do concurso de curtas-metragens “Cinco Dias, Cinco Noites em Cinco Minutos”, o apelo à recriação dos “desenhos da prisão, e também o CD que juntará 17 bandas e 17 temas originais, sob o lema "Toma nas tuas mãos, os destinos da tua vida".

- A campanha da JCDU para as eleições autárquicas deverá ser encarda como uma importante batalha em que estarão colocadas as reivindicações concretas e locais da juventude locais relacionadas com as políticas gerais;

- A preparação do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE) que avança com a criação de Comités Nacionais Preparatórios (CNP) em vários países. Em Portugal o CNP conta com várias associações juvenis e realizará, entre outras iniciativas, o Acampamento da Paz, em Avis, nos dias 27 e 28 de Julho.

“Avante com Abril! Organizar Lutar Transformar” porque juntos seremos capazes de derrubar a política de direita e avançar na construção de uma política Patriótica e de Esquerda.

O Secretariado da Direcção Nacional da JCP Lisboa, 9 de Julho de 2013

RESOLUÇÃO POLÍTICA DA REUNIÃO DA DIRECÇÃO NACIONAL DE 9 JULHO 2013 (PDF)