nota de imprensa
As dificuldades são cada vez maiores do Ensino Superior
07-Fev-2012
ensino-superior2.jpgSegundo notícias recentemente publicadas, mais de 40 mil estudantes do Ensino Superior viram a sua candidatura à bolsa de estudo recusada, resultando em que mais de 15 mil estudantes tenham perdido a bolsa, relativamente ao ano passado.
 
Tendo em conta que já no ano passado mais de 11 mil estudantes tinham perdido a bolsa e 12 mil tinham visto o seu valor reduzido, a perda da bolsa para mais 15 mil estudantes este ano representa mais um passo na escalada de elitização e destruição do Ensino Superior.

Estes dados são consequência da política de desinvestimento que tem sido seguida por sucessivos governos e nomeadamente pelo actual Governo PSD/CDS, este ano agravada pelos cortes no orçamento para acção social e pelo novo regime de atribuição de bolsas, que foi desenhado com o objectivo de limitar o acesso às bolsas.
 
O regime de atribuição de bolsas foi feito para esconder o real corte na acção social realizado pelo Governo, que anunciou um corte de 21% no financiamento para as bolsas no Orçamento de Estado, mas que na verdade vai ser muito maior tendo em conta a redução do número e do valor das bolsas. 
 
Este ano, apenas nos primeiros dois meses de aulas, mais de 6000 estudantes abandonaram o Ensino Superior, perfazendo uma média de 100 estudantes por dia a deixar de estudar.  
 
Estando ainda por apurar quantos estudantes viram o valor da sua bolsa reduzida e qual o real corte nas bolsas (porque o Governo recusa-se a publicar dados oficiais), podemos desde já perceber que se a estes cortes juntarmos o aumento das propinas (o maior dos últimos 20 anos), as insuficiências na acção social indirecta e o fim do passe escolar sub_23, estamos perante uma situação muito grave para muitos estudantes que ainda mais estudantes vão ser forçados a abandonar o Ensino Superior por não poderem suportar os seus elevados custos. 
 
Estas medidas e as suas consequências gravíssimas para milhares de estudantes são a expressão concreta no Ensino Superior do pacto de agressão assinado pelo PS, PSD e CDS com a troika FMI/EU/BCE.
 
A luta dos estudantes tem obtido vitórias, como é o caso dos recuos do Governo no corte do passe escolar, e será pela luta que os estudantes vão conseguir derrotar as medidas de destruição do ensino superior que o Governo vem pondo em prática. 
A JCP está solidária com a luta dos estudantes, reafirmando a necessidade de intensificar a luta, em cada escola e em todo o país, para derrotar esta política e defender um Ensino Superior público, gratuito, de qualidade, democrático e para todos. 
 
Secretariado da Direcção Central do Ensino Superior da JCP 
versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg