Pergunta do Grupo Parlamentar do PCP ao Ministério da Administração Interna
Sobre a agressão aos estudantes da Escola Secundária Alberto Sampaio em Braga
24-Jan-2013

PERGUNTA Nº XII (2ª)

Assunto: Agressão aos Estudantes da Escola Secundária Alberto Sampaio em Braga

Destinatário: Ministério da Administração Interna

 

Ex. ma Srª Presidente da Assembléia da República

Notícias veiculadas pela comunicação social dão conta da agressão que as forças de segurança, em concreto da PSP, perpetraram contra os estudantes da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, enquanto estes exerciam um direito constitucionalmente consagrado - o direito à manifestação.

De acordo com o que é veiculado, o Presidente da Associação de Estudantes daquela instituição de ensino refere que os agentes da PSP "atiraram com gás pimenta para cima dos alunos. Uns ficaram com os olhos inchados, outros com a boca a arder e houve agressões. Não entendemos o porquê de tanta violência quando nós apenas nos manifestávamos pacificamente contra aquilo que achamos um erro e uma injustiça" (declarações de Pedro Martins, Presidente da Associação de Estudantes, à Lusa).

 

A manifestação é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa, não sendo necessário a prévia autorização, é lamentável e condenável a actuação das forças policiais face ao exercício destes direitos, designadamente de defesa da Escola Pública, e do Direito à Educação. A situação ocorrida é incompreensível e nada justifica a actuação das forças de segurança pública na medida em que a acção dos alunos em nada perturbava a ordem pública. 

Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Ministério da Administração Interna, que preste os seguintes esclarecimentos: 

1. Qual é a justificação para que tenha sido levada a cabo tal acção policial?

 

2. Que responsabilidades vão ser apuradas?

 

Palácio de São Bento, sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg