Estudantes do Ensino Superior de Lisboa em luta contra o fim do passe sub_23
26-Jan-2012
passe_25jan.jpgA JCP saúda a luta dos estudantes do Ensino Superior de Lisboa, realizada no dia 25 de Janeiro, no metro de Lisboa, que juntou mais de uma centena de estudantes, mesmo em tempo de exames, a reivindicar a manutenção do desconto de 50% do passe sub-23. Depois das lutas de Dezembro e das manobras do Governo para fazer passar que o corte ía ser reduzido, os estudantes deixaram bem claro que exigem que não haja qualquer corte no passe, sendo este fundamental para a sua mobilidade, tendo em conta as enormes despesas que já encontram no Ensino Superior. É importante referir a notícia de que 3300 estudantes cancelaram a sua matrícula este ano lectivo, número que corresponde apenas a metade das instituições de ensino superior, transparecendo as dificuldades que os jovens atravessam. Salientamos que estes dados não corresponderão certamente ao nº de estudantes que, mesmo sem cancelar a matricula, estão em situação de abandono do Ensino Superior. Falamos de medidas sobre medidas que agravam as condições de vida e limitam a possibilidade de ingresso e frequência neste grau de ensino. Agravam-se as condições das famílias e dos estudantes, responsabilizando-os os sucessivos Governos (e em particular o actual PSD/CDS) pelo direito à educação, diminuindo o financiamento e aumentando os custos, com propinas, diminuição de bolsas de estudo, aumento dos preços das cantinas e residências, o aumento dos transportes e tentativa de acabar com o passe escolar sub_23. Estamos perante um caminho de elitização, acompanhado de uma forte vitimização dos sucessivos governos que dizem não ter alternativa. A Juventude Comunista Portuguesa reafirma que a situação que vivemos, as graves e aflitivas dificuldades em que são colocados também os estudantes do ensino superior são, exclusivamente, opções políticas, caracterizando o ensino como um espaço que não é para todos. Concepção contrária ao que está na Constituição da República Portuguesa, optando por ignorar e chumbar as propostas do PCP para solucionar o afastamento do ensino superior daquilo que deveria ser o seu carácter público e gratuito, passando por cima das reivindicações dos estudantes e das suas aspirações, estragando muitas vidas e travando o desenvolvimento do país.
A JCP apela a que os estudantes se unam contra estas políticas, e reafirma que é através da continuação da sua luta que poderão conseguir a mudança! A JCP continuará sempre ao seu lado pela defesa de um Ensino Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade para todos!
Secretariado da Direcção Nacional da JCP