Nota de imprensa
JCP saúda os milhares de estudantes do Ensino Básico e Secundário que hoje sairam à rua
10-Nov-2010
A JCP vem saudar neste dia 10 de Novembro, dia nacional de luta dos estudantes do ensino básico e secundário, convocado pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB), os milhares de estudantes do Ensino Secundário e Básico que hoje saíram à rua por todo o país. Saudamos as suas justas reivindicações por uma educação pública, gratuita, de qualidade e democrática para todos. Os gravíssimos ataques do governo PS, como os cortes na Acção Social Escolar, as alterações ao Estatuto do aluno para pior e a centralização de poderes no director, o caminho da privatização com a Empresa Parque Escolar, a criação dos Mega-agrupamentos têm vindo a agravar as condições com que os estudantes se deparam nas escolas. Os cortes orçamentais de 12% para a educação são mais um passo para a degradação das escolas e vem agravar a falta de funcionários que garantam o seu funcionamento.

A JCP reafirma que o único caminho para transformar a escola que temos é a continuação da luta e apela, desde já, a todos os estudantes que não se resignem e que se organizem contra estas politicas.

Neste dia, em que a Juventude Comunista Portuguesa comemora 31 anos de vida, sempre ao lado dos anseios e aspirações da juventude, a Organização Revolucionária da Juventude continuará na luta por uma escola pública, gratuita e de qualidade, por uma escola democrática, pela escola de Abril.

Assinalando-se também hoje os 65 anos da Federação Mundial da Juventude Democrática, 65 anos em torno da luta pela Paz e pela solidariedade entre os povos, em torno dos anseios da juventude por um Mundo de Paz, sem guerra, pela livre expressão dos povos e dos seus jovens, combatendo o Imperialismo, torna-se também um importante contributo no assinalar deste dia a luta dos estudantes. Este dia de luta nacional dos estudantes do ensino básico e secundário, ganha ainda maior importância quando estamos a caminho o 17º Festival Mundial da Juventude  e dos Estudantes, a realizar em Dezembro, na África do Sul.

Os estudantes poderão sempre contar com a JCP ao seu lado na luta por uma educação de qualidade, por uma escola democrática!