NOTA DE IMPRENSA Contribuição de Portugal ao 16º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes
26-Jul-2005
Aproxima-se Agosto e com ele o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE) que se realizará entre os dias 7 e 15, em Caracas, Venezuela, sob o lema “Pela Paz e a Solidariedade, Lutamos Contra o Imperialismo e a Guerra”. O Comité Nacional Preparatório Português (CNP) já decidiu as questões que considera mais interessantes e oportunas e que pretende levar para a discussão na Venezuela, bem como os workshop’s que pretende desenvolver durante o Festival. O objectivo é que possamos mostrar ao mundo sobre a nossa realidade (política, social e cultural) e o que os nossos jovens vão fazendo por cá.

O CNP português está a preparar dois workshops:

·       A Revolução Portuguesa – 25 de Abril de 1974. O papel da juventude, direitos e conquistas. A ofensiva actual e a resistência da juventude.
Com o objectivo de dar a conhecer a revolução portuguesa: a perspectiva histórica, o papel dos jovens, as conquistas e direitos alcançados pelo povo português e a actualidade dos direitos de Abril, relacionando estes aspectos com a enorme produção cultural, musical e literária que caracterizou o processo revolucionário português. Este workshop será acompanhado por uma exposição.

·       Encontro da Lusofonia
Mostra cultural realizada conjuntamente com os CNPs dos países de língua oficial portuguesa, visa explorar e desenvolver os laços de amizade e solidariedade que unem os nossos povos e os nossos jovens, o reforço e a defesa da língua comum.
O contributo de cada CNP para este espaço de troca cultural pode realizar-se em diferentes níveis: música, tradições, gastronomia, filmes e curtas metragens, dança, teatro, fotografia...

O CNP português pretende ainda levar ao Festival a representação de uma peça de teatro, elaborada pelo grupo de teatro “Lêndias de Encantar” que integra o CNP. A peça, chamada “Catarinas de Baleizão”, conta com a participação de três actores.

No âmbito dos encontros que irão decorrer, o CNP propõe uma Personalidade Portuguesa e um Veterano dos Festivais, convidados a participar no 16º FMJE. A personalidade é um militar de Abril, membro de Movimento das Forças Armadas (MFA), José Henrique Serra da Graça, que desempenhou um papel importante no desenrolar das operações militares que culminaram no 25 de Abril. O Veterano é a jornalista Anabela Fino que participou no 10º FMJE, em 1973. .

A delegação portuguesa está também a preparar-se para a discussão política e social que anima o Festival, tendo já o CNP português proposto diversos oradores para diferentes debates e conferências.

Prepara-se ainda um encontro entre as delegações portuguesa e brasileira, que permita a troca de experiências, o conhecimento da realidade dos nossos países e a criação e aprofundamento de laços de solidariedade.

Finalmente, o CNP propõe levar ao Festival, a Brigada Victor Jara, grande representante da tradição musical portuguesa.

Para mais informações contactar Isabel Coelho, pelo telemóvel 964738033, ou através do e-mail cnp_portugal@sapo.pt.

Pelo Comité Nacional Preparatório Português

ensinoprofissional_destaque2014-01.html