Saudação da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) ao XII Congresso da JUCO
08-Dez-2005
Queridos Camaradas:

É com toda a alegria e satisfação que a JCP está presente neste importante momento da vossa organização. Pensamos que esta oportunidade é única para conhecermos situação, os problemas e as aspirações da juventude colombiana e para reforçarmos a cooperação e solidariedade entre as nossas organizações.

Em Portugal, os jovens deparam-se com uma situação de forte ofensiva aos seus direitos, bem como aos direitos dos trabalhadores e do povo português, em geral. Depois de 48 anos de Fascismo, o povo Português conquistou a liberdade em 1974 e, com ela enormes conquistas sociais progressistas, consagradas numa Constituição profundamente democrática. Ao longo dos anos, a ofensiva da direita, dos interesses capitalistas, bem como do imperialismo, no seu sentido mais geral, atiram as novas gerações para uma situação sem perspectivas. Na educação, tenta-se dar um golpe final ao seu carácter público e gratuito, elitiza-se o acesso ao ensino superior, criam-se reformas que afastam os estudantes das decisões em meio escolar e, com a aplicação do Processo de Bolonha, imposto pela União Europeia, degrada-se a qualidade do ensino, diminuindo a sua duração temporal e introduz-se o conceito de mercantilização da educação. Os jovens trabalhadores são os mais afectados pelas reformas que, contra o espírito da Constituição Portuguesa, introduzem elementos de flexibilidade e precariedade no trabalho, com a retirada de direitos sociais como o acesso à segurança social, com salários miseráveis. Hoje, a realidade é que um jovem português raramente tem acesso a um emprego estável, com os seus direitos assegurados, e com salários justos. Por outro lado, os serviços públicos, direitos e garantes do bem-estar da população são privatizados. Contra isto e apesar da ofensiva ideológica do imperialismo, a juventude portuguesa tem lutado corajosamente e se não fosse a sua dinamização, os ataques contra os seus direitos estariam ainda mais avançados. No passado mês de Novembro, os estudantes do ensino secundário e do superior organizaram jornadas de luta com a reivindicação de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

Ao mesmo tempo, o governo do Partido Socialista em Portugal, submete-se ao imperialismo norte-americano e é cúmplice nas suas agressões - no passado mês, em nome de uma suposta Paz, morreu um soldado português no Afeganistão. Ficámos também a conhecer que, numa situação de completa submissão, o governo português permitiu a passagem, em Portugal, de aviões da CIA com prisioneiros que são submetidos às mais horríveis formas de terrorismo de Estado arbitrárias.

Camaradas, neste contexto, a luta pela Paz Mundial e contra o Imperialismo é indispensável. Consideramos que o 16º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que ocorreu em Agosto passado, foi um contributo decisivo para a luta juvenil anti-imperialista mundial e para o reforço e intensificação das lutas nacionais em cada país. A grande participação da juventude colombiana foi, neste quadro, muito importante.

Estando a JCP em fase preparatória do seu 8º Congresso, que se realizará a 20 e 21 de Maio de 2006, queremos desde já, expressar à JUCO e aos seus dirigentes, o nosso desejo de acederem ao nosso convite e de estarem connosco, em Portugal, neste momento de vital importância para a nossa organização.

Queremos desejar à JUCO e à sua Direcção a vontade de que os vossos objectivos e ambições de concretizem e o maior sucesso no crescimento e reforço da vossa organização.

A JCP e o PCP sempre foram solidários, e expressaram-no em vários espaços, também institucionais, com a luta do povo e juventude da Colômbia, contra a ingerência do imperialismo norte-americano e contra as classes dominantes colombianas e os seus objectivos. Expressamos o nosso maior profundo desejo de que se reforce a luta dos jovens colombianos, no caminho de uma Colômbia de Paz, Justiça Social e Soberania.

Sabemos que, juntos, lutaremos pelo fim da sociedade capitalista, rumo ao Socialismo e ao Comunismo.

Viva o XII Congresso da JUCO!

Viva a JUCO

Viva a Solidariedade Internacionalista!

Bogotá

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg