nota de imprensa
Mais de 5 mil estudantes saíram à rua contra o desinvestimento no ensino superior
30-Nov-2011
A Juventude Comunista Portuguesa saúda e demonstra a sua solidariedade com a manifestação nacional de estudantes do Ensino Superior que ocorreu no dia de hoje, 29 de Novembro, convocada por várias Associações de Estudantes, e que demonstrou as suas justas reivindicações.

Mais de 5000 estudantes de vários sítios do país realizaram uma manifestação do Marquês de Pombal até à Assembleia da República, onde de uma forma combativa reivindicaram, num momento em que se discute o Orçamento de Estado para 2012, mais financiamento para o Ensino Superior, quando se prevê mais um corte de milhões de euros. Para além disto, foi reivindicado mais e melhor Acção Social Escolar, contra os cortes nas bolsas e nos apoios indirectos, assim como foi demonstrado o repúdio com o fim do desconto do passe sub-23. Foi gritado bem alto ?propinas e Bolonha é tudo uma vergonha? e ?não à privatização?, num contexto em que as políticas dos sucessivos Governos, nomeadamente do actual PSD/CDS, têm levado o Ensino Superior a um caminho de cada vez maior elitização e privatização, afastando cada vez mais estudantes da possibilidade de ter formação superior. Consideramos que o investimento no Ensino Superior é estratégico para o desenvolvimento económico e social do país, e que o Governo não tem legitimidade para dizer que estas medidas são inevitáveis por causa da crise, quando os bancos e outros grupos económicos continuam a ter lucros estrondosos, e a banca onde é injectado maior parte do dinheiro da suposta ?ajuda? externa.

A Juventude Comunista Portuguesa apela a que os estudantes continuem a sua luta, com a convicção de que com a luta organizada conseguirão alcançar vitórias e salvaguardar os seus direitos. A JCP continuará, como sempre, a trabalhar pela defesa do Ensino Superior Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade para todos, o que só é possível com um Ensino sem propinas, Bolonha e Fundações.

Secretariado da Direcção Nacional da JCP