Caderno Anti-racista
16-Mai-2005
A criminalidade está associada à imigração? Não. A criminalidade está relacionada com o racismo e a xenofobia. O aumento da criminalidade está intimamente aos fenómenos de segregação social e racial radicados em políticas xenófobas ou racistas. Não é o facto de ser imigrante ou ter outra cor da pele que confere às pessoas mais ou menos tendência para a criminalidade. A criminalidade é, essencialmente, proveniente da falta de condições de vida, da falta de emprego e da falta de acesso a uma vivência saudável, respeitada e respeitadora. Ao contrário do que possa parecer, a repressão policial, que é apresentada como uma espécie de fórmula milagrosa para por fim à criminalidade, mais não é senão uma forma de minimizar os sintomas de uma carência sem agir nas causas que lhe dão origem.

A política de segregação e de exploração desenfreada dos imigrantes conduz, obviamente, por um lado à revolta contra as comunidades autóctones, por outro, ao aumento da criminalidade. Esta política é fomentada e levada a cabo, quer pelos governos, quer por muitas câmaras municipais que têm da Habitação Social, o entendimento mais pobre. A criação dos chamados “ghettos” mais não é que o reflexo do tipo de opções políticas aplicadas à habitação social, não promovendo a sua manutenção nem a sua interacção com o espaço envolvente, e muito menos a sua dignificação através de instalações de saúde, de desporto, de lazer, infantis, etc..