A JCP esteve presente no Festival da Liberdade
25-Mai-2015
Nos passados dias 22 e 23 de Maio realizou-se em Corroios, Seixal, particularmente na Quinta da Marialva, mais uma edição do Festival Liberdade, iniciativa que comemora os valores da Revolução de Abril e que foi organizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal em conjunto com o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal.
 
No Festival Liberdade, para além dos concertos que se realizaram, o movimento juvenil da região de Setúbal pôde demonstrar o trabalho que realiza ao longo do ano nos vários stands que estavam espalhados pelo recinto. Houve demonstrações de teatro, de cinema, workshops, animação de rua, pintura. Foi um Festival à imagem da juventude e da criatividade do movimento juvenil que face às dificuldades e aos ataques que sofre da parte da política de direita do PS/PSD/CDS continua a resistir e a realizar um trabalho que é de enaltecer e apoiar.

No dia 22 de Maio o deputado do PCP Bruno Dias marcou presença no Festival Liberdade e contactou com cada uma das associações presentes nos stands, ouvindo o que estas tinham para dizer e as questões que tinham para colocar.

No dia 23 de Maio, teve lugar um Encontro do Movimento Associativo Juvenil em que participaram cerca de 40 pessoas de 24 associações. Aqui as associações falaram do trabalho que realizam, das dificuldades que enfrentam e da luta que travam diariamente para poderem funcionar com regularidade. Este Encontro permitiu aprofundar o conhecimento sobre o panorama do Movimento Associativo Juvenil, as suas reivindicações e anseios e a necessidade premente de haver alterações no que diz respeito à lei do Associativismo actualmente em vigor. Neste Encontro, as Associações discutiram e aprovaram por maioria uma Declaração que reafirma a actualidade das conquistas de Abril e as projecta no futuro, bem como assumiram que estarão comprometidas com a realização do próximo Festival Liberdade que comemorará os 40 anos da Constituição da República Portuguesa. Realizou-se também um debate em torno do associativismo e da revolução de Abril que contou com a presença, enquanto oradores, de Vanessa Silva, vereadora da Juventude da Câmara Municipal do Seixal, do Comandante Manuel Carvalho da Associação Conquistas da Revolução, de José Pedro Soares, dirigente da União de Resistentes Anti-Fascistas Portugueses e de um dirigente do Corpo Nacional de Escutas. 

A Juventude Comunista Portuguesa marcou presença no Festival com um stand próprio onde divulgou a Marcha Nacional "A força do povo! Todos à rua por um Portugal com Futuro" e deu a conhecer as suas propostas e ideias à juventude que por ali passou. 
 
img_2832.png 

A Juventude Comunista Portuguesa saúda calorosamente todas as associações que participaram neste Festival, as que por lá passaram e as que estiveram no Encontro. Expressamos a nossa solidariedade com as reivindicações do Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal. Apelamos a que se mantenham unidas na luta pelo direito ao Associativismo e pelo reforço dos apoios ao mesmo. Apelamos a todas aquelas que não puderam marcar presença neste ano que o possam fazer no ano seguinte. Saudamos também a organização do Festival Liberdade deixando claro que podem sempre contar com o empenhamento dos jovens comunistas na afirmação dos valores de Abril. 
 
Mais fotografias aqui.  
versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg