NOTA DE IMPRENSA Exames Nacionais Não!!!
21-Jul-2006
Este é mais um ano em que os exames nacionais decidem o futuro de milhares de estudantes.

O actual governo, bem como os anteriores, afirma que estes exames servem para uniformizar o ensino e por isso implementaram-nos no 6º, 9º 11º e 12º anos, fazendo com que a avaliação contínua continue sem ter a devida importância e provocando uma maior elitização do ensino.

No entendimento da JCP e dos estudantes, não é um exame nacional, muito menos com uma nota mínima de 9,5 valores nas disciplinas específicas, que demonstra o desempenho de cada estudante mas sim a evolução ao longo do ano lectivo, a atitude perante os trabalhos que surgem , ou seja, a avaliação contínua.

Outra questão é relativa aos alunos que realizaram os exames nacionais de Física e Química e que obtiveram valores que não os esperados. Sobre isto o governo vem dizer que estes alunos vão repetir esta prova simplesmente porque os programas foram introduzidos recentemente.

A JCP considera que esta medida vai contra o regulamento dos exames e é discriminatória para os milhares de alunos que também tiveram notas baixas noutras disciplinas também elas com programas recentes.

Esta situação vem confirmar a incompetência do Ministério da Educação e que a alteração sucessiva dos programas curriculares que nada vem contribuir ao bom funcionamento do sistema de ensino em Portugal. E as notas baixas obtidas na primeira fase dos exames vêm provar que estes não servem para nivelar nada, mas apenas para barrar o sucesso à educação aos que menos condições económicas e sociais têm.

O problema de fundo continua a ser a existência do exame nacional que torna o ensino ainda mais elitista fazendo com que muitos não prossigam os estudos e sigam para o mercado de trabalho como mão-de-obra fácil de explorar.

O abandono escolar tem que ser analisado como consequência do sistema de avaliação que continua a servir aqueles que podem ao invés de servir todos, tal como afirma a constituição.

Por isso a JCP continua na luta com os estudantes por uma educação justa, realmente publica, gratuita e de qualidade.

O Secretariado da Coordenadora Nacional do Ensino Secundário da JCP

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg