JCP contra a privatização das Pousadas de Juventude
18-Jan-2015
O Governo PSD/CDS anunciou em Agosto de 2011 a decisão de privatização das Pousadas da Juventude. O PCP e a JCP afirmaram a sua total oposição à privatização destes equipamentos por entenderem coloca em causa a sua missão específica, a sua qualidade e os preços praticados. 
 
Após esta decisão, foram encerradas várias Pousadas de Juventude: Leiria, Guarda, Portalegre, Setúbal, Vila Real, Abrantes, Alijó, Braga, Foz do Cávado, Navio Gil Eanes, Ovar, Ponte de Lima, S. Martinho do Porto, S. Pedro do Sul, Alcoutim, Aljezur, Almograve, Alvados, Espinho, Lousã, Melgaço. 

Se estas pousadas não tinham as condições materiais adequadas, deveriam ser dotadas de tais equipamentos e não encerradas deliberadamente. Estes equipamentos desempenham um papel determinante como instrumentos de coesão social e territorial, para além de constituírem fatores de desenvolvimento económico e social para estes distritos.

Recentemente, o Governo PSD/CDS anunciou a decisão de privatizar a gestão de 25 Pousadas da Juventude. Importa relembrar que a Rede Nacional de Pousadas da Juventude corresponde a um investimento público importante, e que agora o Governo oferece aos privados para obtenção de lucro.

Esta decisão é inseparável de uma política mais profunda de privatização de serviços públicos e desmantelamento das funções sociais do Estado, para favorecimento dos grupos económicos através da criação de áreas de negócio lucrativas.

Sempre exigimos o princípio de uma gestão pública adequada, que tivesse em conta as características e missão específicas destes equipamentos, o público-alvo a que se destina e o cumprimento integral dos direitos dos trabalhadores das Pousadas da Juventude.

A existência de uma rede nacional de pousadas da juventude deve representar uma oportunidade para fomentar, a custos acessíveis, a mobilidade dos jovens no território nacional e com isto o direito ao lazer, à cultura e ao desporto.

A JCP reafirma a sua posição contra a Privatização das Pousadas da Juventude, a necessidade de valorização do papel destes equipamentos e a garantia das condições materiais e humanas adequadas ao seu funcionamento.  
 
A JCP apela a todos os jovens para participarem na luta contra a privatização das Pousadas de Juventude, pela defesa dos direitos da juventude.

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg