NOTA DE IMRENSA Saudação à Luta do Ensino Superior
23-Out-2007
A Organização do Ensino Superior (OES) da Juventude Comunista Portuguesa saúda vivamente a manifestação dos estudantes do Ensino Superior realizada hoje, dia 18, junto ao Parque das Nações. Valorizamos a participação de mais de 500 estudantes que, por ocasião da Cimeira dos Chefes de Estado da Europa, e que apesar de todas as dificuldades criadas pela PSP (no que toca ao percurso previamente definido) mostraram o seu descontentamento pelas políticas levadas a cabo pelo Governo PS no que toca ao Ensino Superior, defendendo os seus direitos e afirmando que não abrirão mão do Ensino Superior Público e que a luta prossegue por um Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade para todos!

Nos últimos meses o Governo PS aprofundou o ataque aos direitos dos estudantes e o ataque ao Ensino Superior conquistado com a Revolução de Abril. Com o agravar dos custos de frequência para as famílias, através do sucessivo aumento das propinas no 1º ciclo e mercantilização do Ensino e graves problemas em quase todas as instituições de Ensino Superior que Bolonha nos trouxe, juntam-se agora os preços brutais das propinas de vários 2º ciclos por todo o país, atingindo mesmo, em alguns casos, os 15 mil euros!

Juntando a estes custo, diminuem-se e corta-se nas bolsas, acabando com a Acção Social Escolar, e substituindo-a por empréstimos bancários que colocarão em risco todo o futuro dos jovens e apenas são mais uma forma do Governo financiar os bancos.

O Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, para além de diminuir a participação de estudantes nos órgãos de gestão das escolas, constitui o mais gravoso ataque dos últimos anos ao Ensino Superior Público. Prevendo a possibilidade de transformação das Instituições de Ensino em Fundações e a entrada de empresas, cujo único interesse é o lucro, para os seus órgãos de gestão. Passamos assim, a ter escolas geridas de acordo com interesses económicos, de acordo com o interesse dessas mesmas empresas e não de acordo com os interesses dos estudantes e do progresso do País.

A JCP afirma uma vez mais que a continuação e o reforçar da luta é o único caminho para o combate à privatização e à destruição do Ensino Superior Público! A luta dos estudantes é a única forma de garantirmos os direitos que hoje temos e nos querem retirar, a única forma de garantir um Ensino Superior para todos e não só para aqueles que o podem pagar!

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg