Nota de imprensa
Acções de denúncia da ilegalização dos símbolos comunistas na Polónia
07-Jun-2010
ilegalizaopolonia.jpgNo seguimento dos recentes acontecimentos e leis aprovadas na Polónia, a partir de dia 8 de Junho os símbolos comunistas (foice e martelo) vão ser proibidos naquele país. Este acto, que tem a cobertura e apoio da dita «democrática» União Europeia, representa um ataque aos comunistas da Polónia e de todo o mundo, mas também a todos os que são verdadeiros defensores da democracia, da paz e da liberdade. Esta situação decorre num contexto em que no Mundo, e nomeadamente em Portugal, se renova a ofensiva de ataque aos direitos dos povos e dos jovens em particular, com medidas ditas de “austeridade”, como são exemplo as medidas contidas no PEC, propostas pelo Governo, e fazendo pagar a quem trabalha a factura da crise do capitalismo. Assim, torna-se necessário às forças dominantes esmagar todas as fontes de protesto e, particularmente, todas as forças que possam apresentar uma alternativa para o mundo irracional e desumano em que vivemos.

A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) e a Juventude Comunista Portuguesa consideram que este é um assunto que não diz respeito apenas aos comunistas, estar ao lado dos comunistas da Polónia nesta batalha é muito mais do que lutar contra a proibição de alguns símbolos, mas sim um acto de luta por uma verdadeira democracia e o direito a uma alternativa.

Há quatro anos, num contexto semelhante, o Governo da República Checa decidiu ilegalizar a União da Juventude Comunista Checa (KSM), alegando que os objectivos desta organização eram contra a constituição e «anti-democráticos». A ilegalização da KSM não teve sucesso graças à luta da juventude checa e à solidariedade de milhares de pessoas de todo o mundo, provando que é em nós, na nossa luta que está o desafio de responder à altura para derrotarmos o imperialismo!

Neste contexto, e em resposta ao apelo lançado pela FMJD, a JCP desenvolverá a partir de dia 8 de Junho, um conjunto de acções por todo o país de denúncia da situação que ocorre na Polónia, procurando mobilizar a juventude portuguesa para a solidariedade com a juventude polaca, mas também para a luta contra as medidas que atacam os seus direitos.
Estas acções decorrerão sob o lema: Vencemos antes, venceremos de novo!

Lisboa, 7 de Junho de 2010

Secretariado da Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa