Organização do Ensino Secundário de Lisboa prepara o 10º Congresso da JCP
20-Dez-2013
O Colectivo da Escola Secundária Alves Redol (Vila Franca de Xira), e o Colectivo da Escola Secundária D.Pedro V (Lisboa) da Juventude Comunista Portuguesa, realizaram nos passados dias 10 e 13 de Dezembro à porta das suas Escolas,  pinturas de murais de afirmação do X Congresso da JCP, com o lema “ Avante com Abril: Organizar, Lutar e Transformar!”, que se realizará nos próximos dias 5 e 6 de Abril na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa.
 murald.pedrov.jpgmuralalvesredol.jpg

A realização destes murais, ocorreu durante horário de aulas, mostrando que a melhor forma de defender os nossos direitos, passa pela prática dos mesmos. Muitos foram os estudantes que se dirigiram à JCP, mostrando as preocpuações e os seus problemas nas Escolas, entre eles a falta de cacifos na Escola, turmas sobrelotadas e os elevados preços dos manuais Escolares e do Passe Escolar, agravados, agora, pelo maior desinvestimento na Educação, aprovado no Orçamento de Estado para 2014. 
 
A liberdade de expressão e o direito à propaganda politica, são direitos constitucionais fundamentais, plasmados na Constituição da República Portuguesa, e uma das principais consquistas da Revolução de Abril! E assim defendemos Abril, ligando a construção do nosso congresso à luta que juventude portuguesa trava hoje pela defesa dos seus direitos!
 
Igualmente, no passado dia 7 e 14 de Dezembro, realizaram- se igualmente em Sintra e Vila Franca de Xira, nos Centro de Trabalho Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP, e no Centro de Trabalho de Rio de Mouro, jantares/convívios de afirmação do X Congresso, também dinamizado pelo Colectivo da Escola Secundária Alves Redol e pelo Colectivo da Escola de Santa Maria da JCP (Sintra).
 
As iniciativas contaram com a presença de mais 30 jovens dos respectivos  Concelho, essencialmente estudantes do Ensino Secundário. Com alegria e confiança, nas duas iniciativas se saudaram as lutas travadas pelos Estudantes, no passado dia 30 de Outubro, com a realização de uma manifestação com mais de 200 alunos no Concelho de Vila Franca de Xira e no Concelho de Sintra, em defesa da Escola Pública, Gratuita e de Qualidade, bem como as acções de luta à porta das Escolas, no passado dia 26 de Novembro, acções em que estudantes chumbaram O. Estado 2014, exigindo a demissão do Governo e da sua politica de cortes!
versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg