35.º aniversário da JCP
Iniciativa Regional de Setúbal
01-Dez-2014
A Comissão Regional de Setúbal da Juventude Comunista Portuguesa realizou no passado dia 29 de Novembro uma iniciativa regional de comemoração do 35.º aniversário da JCP. Esta realizou-se no Ginásio Clube de Corroios, Seixal. Contou com a presença de 3 bandas: Set e Convidados, Personana 77 e C4. Num ambiente de muita alegria e determinação os militantes da JCP e os seus amigos afirmaram que os valores de Abril são o futuro da juventude. 
 
A iniciativa teve também intervenção política da qual deixamos alguns excertos. 
 
“Ao longo de 35 anos foram muitas as lutas que se travaram e têm de se continuar a travar para o derrube da política de direita e os seus governos do PS e PSD com ou sem CDS-PP. Luta em defesa da Escola Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade, seja no Plano do Ensino Básico e Secundário, pelo fim dos exames nacionais, por melhores condições materiais e humanas nas escolas, por uma avaliação continua, e pela democracia dentro das escolas, seja no plano do Ensino Superior, pelo fim das propinas e pela sua gratuitidade,  pela retirada do processo de Bolonha, pelo reforço da Acção Social Escolar e por um real ensino que tenha em vista a realidade do nosso Pais. Luta também no plano do Ensino Profissional, pela sua dignificação e pelo reforço do seu carácter gratuito e público. 

Daqui saudamos as lutas que os estudantes do Ensino Secundário travaram no dia 23 de Outubro por todo o país e que na nossa região teve expressões em Setúbal, Seixal, Barreiro e Almada. Saudamos as mais de 7000 assinaturas que se recolheram nas escolas pelo chumbo do Orçamento de Estado 2015 e por um real investimento na educação. Saudamos a grande manifestação nacional de estudantes do Ensino Superior realizada no passado dia 12 de Novembro. Saudamos a luta dos estudantes da FCT de Almada por uma cantina com condições e qualidade, cuja petição recolheu o apoio de mais de 1000 estudantes. Saudamos a luta dos trabalhadores com acções realizadas nos dias 13 de Novembro e 25 de Novembro. Camaradas, muita luta, muita resistência que contou com a presença empenhada da juventude, consciente e determinada que é com a luta e com o seu reforço que derrotaremos os governos e as políticas de direita e construiremos um futuro digno para a juventude.

Estamos estreitamente ligados à vida e dinâmicas da juventude portuguesa, e sabemos que, apesar do agravamento das condições de vida dos jovens, encaramos com enorme confiança e alegria a nossa tarefa histórica  de transformar a sociedade numa sociedade nova, mais justa fraterna e digna. Sabemos e temos a convicção que é justa a causa por que lutamos, e que por mais voltas que o mundo der, iremos derrotar o capitalismo no nosso pais, para a construção de um mundo mais solidário e de paz entre os povos. Vamos prosseguir a luta por muitos mais anos no nosso país e no nosso distrito pela construção de um futuro para a juventude portuguesa, de uma democracia avançada que coloque os valores de Abril no futuro de Portugal, do socialismo e do comunismo.
 
Os valores de Abril são a nossa arma e são o nosso caminho, que vamos percorrer com a imensa força da luta da juventude.
Apelamos aos jovens que tomem partido, que se organizem na JCP, a organização revolucionária da juventude!”

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg