Internacional
nota de imprensa
Ofensiva anti-comunista em Portugal e no mundo
15-Nov-2010
A ofensiva que se tem verificado contra os comunistas checos tem registado novos avanços. Depois da tentativa, falhada, de ilegalização da União da Juventude Comunista Checa (KSM), travada pela luta da juventude checa e pela solidariedade de milhares  de pessoas e organizações de todo o mundo, regista-se agora nova tentativa de anulação, física e ideológica, da KSM.  Remetendo para um artigo do Código Penal que condena quaisquer actos de negação, aprovação ou justificação de um genocídio, algumas autoridades checas pretendem punir a KSM pela publicação de um artigo no seu site sobre a batalha de Katyn, na II Guerra Mundial. Na tentativa de repôr a verdade histórica sobre um dos acontecimentos mais marcantes da II Guerra Mundial e de condenação dos crimes contra a humanidade do nazi-fascismo, os jovens comunistas checos enfrentam agora uma queixa apresentada por algumas das mais destacadas figuras da extrema direita e anti-comunistas daquele país, que procuram assim, mais uma vez, atacar a KSM. Esta é mais uma demonstração da ofensiva anti-comunista, que recorre também ao branqueamento da História, tentando equiparar o Comunismo ao Nazismo.
Ler mais...
 
Presidente da FMJD impedido de entrar no Saara Ocidental pelas forças marroquinas
01-Nov-2010

saaraocidental.jpgA visita a Laayoune, realizada a 30 e 31 de Outubro de 2010, realizou-se por Tiago Vieira, na qualidade de presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática em representação da Juventude Comunista Portuguesa.

Esta visita respondia ao apelo lançado pela UJSARIO, organização de juventude da Frente POLISARIO, para que a comunidade internacional visite e denuncie a situação aí vivida, particularmente após o último ataque brutal do exército marroquino que resultou no ferimento de diversas pessoas e no falecimento de um jovem de apenas 14 anos.

A viagem fez-se por Casablanca e até a Laayoune não houve qualquer problema. Chegando a Laayoune, a polícia marroquina entrou no avião, retendo o camarada em causa. foram feitas perguntas sobre o porquê da visita àquela região de Marrocos e tiradas fotografias do rosto do camarada, assim como do seu passaporte.

Com o argumento de estarem "a cumprir ordens", a policia marroquina reteu o camarada no avião até descolar para Casablanca e viu-se privado do seu passaporte, que durante o voo foi retido pelo proprio piloto do avião. Ao chegar a Casablanca, procurando recuperar o seu passaporte, Tiago Vieira, foi encaminhado pela policia marroquina para uma sala onde esteve retido 15h. Após estas 15h, foi obrigado a voltar para Portugal, não lhe tendo sido dada nenhuma justificação do porquê desta expulsão do país.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg