Sobre a vergonha dos números do desemprego em Portugal
05-Jun-2012
Os números do desemprego em Portugal agravam-se mês após mês, tornando-se evidente que o Pacto de Agressão (cozinhado pelo PS, PSD e CDS com o FMI/BCE/UE) e as políticas do governo PSD/CDS, com a cumplicidade do PS, são os principais responsáveis por estes aumentos sucessivos do número de desempregados. Também taxa de desemprego dos jovens continua a bater recordes (atingindo os 36,6%) enquanto o governo desvaloriza as consequências e nega responsabilidades. É cada vez mais claro que o caminho seguido por este governo, completamente subserviente aos interesses do grande capital nacional e estrangeiro, continuará a condenar o país, os trabalhadores e os jovens ao desemprego, à perda de direitos, aos baixos salários e ao declínio nacional.


As medidas anunciadas pelo governo não são mais do que medidas paliativas, que não resolvem qualquer problema, antes pelo contrário, agravam a precaridade e as condições de vida dos jovens, numa altura em que mais de 80% dos novos vínculos laborais são precários e que mais de 400 mil portugueses mesmo trabalhando, continuam a viver abaixo do limiar da pobreza.

O PCP e a JCP defendem há bastante tempo que a aposta na produção nacional, o aumento dos salários, a garantia dos direitos dos trabalhadores são o caminho para libertar o país do Pacto de Agressão, criar emprego e garantir um futuro digno para os trabalhadores e os jovens portugueses.

O povo, os trabalhadores e a juventude têm demonstrado a sua firme rejeição às políticas deste governo, completamente subjugado aos interesses dos grandes grupos económico-financeiros, em inúmeras acções de luta por todo o país, em defesa dos postos de trabalho, do direito à saúde ou aos transportes públicos. No próximo dia 9 no Porto e dia 16 em Lisboa irão decorrer duas grandes acções de luta da CGTP-IN que certamente serão demonstrações poderosas da luta dos trabalhadores e da juventude contra a exploração e o empobrecimento a que estas políticas os têm condenado. A Juventude Comunista Portuguesa reafirma que só a luta é o caminho para derrotar o Pacto de Agressão e as políticas do governo PSD/CDS e apela a todos os trabalhadores (desempregados ou não) e em especial aos jovens para participarem nestas acções de luta da CGTP-IN.
versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg