JCP saúda a luta dos estudantes do Ensino Básico e Secundário
14-Mar-2013

manif_lisboa.jpgA JCP saúda os estudantes que saíram ontem á rua, com varias ações de protesto por todo o país onde reivindicaram pela escola a que têm direito, Pública, Gratuita e de Qualidade!

Foram várias as acções de luta em Aveiro, Barcelos, Barreiro, Borba, Braga, Chaves, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Loures, Mirandela, Pombal, Porto, Santo Tirso, Seixal, Setúbal, Sintra, Torres Novas, Vale de Cambra, Vila Verde, que trouxeram para a rua milhares de estudantes! Foram mais de 50 as Associações de Estudantes que aderiram a este dia Nacional de Luta dos estudantes do Ensino Básico e Secundário convocado inicialmente por algumas do distrito de Setúbal. Num apelo em que se colocava como fundamental o aumento de financiamento da educação, se condenava as politicas deste governo, o dinheiro entregue à banca em detrimento de uma educação Pública e Gratuita para todos, o movimento estudantil demonstrou hoje que está unido contra as politicas de direita e pela demissão do governo.

A JCP condena as opções politicas do Governo PSD/CDS-PP que tem como aliado o PS, em clara subserviência à Troika (FMI/CE/BCE), que têm levado à destruição da educação e ao aumento dos problemas que os estudantes sentem hoje no acesso à educação e nas suas escolas. A falta de funcionários, que implica filas enormes no bar e papelaria; a falta de professores que causa um maior numero de alunos por turma; a falta de aquecimento nas salas de aula porque as escolas não têm dinheiro para pagar as faturas de eletricidade; o pagamento de multas impostas por um Estatuto do Aluno injusto e exclusivo; o corte do passe escolar; exames com três anos de matéria e a obrigatoriedade de os fazer todos na 1ª fase; aumento das barreiras de acesso ao ensino superior; escolas entregues à Empresa Parque Escolar que já enfrentam graves problemas nas suas infraestruturas ou têm obras paradas, escolas muito degradadas para as quais não existe sequer um plano de recuperação, escolas que ainda têm amianto nas suas infraestruturas pondo em causa a saúde dos estudantes: São muitos os problemas que os estudantes enfrentam que põem constantemente em causa a qualidade do ensino e o sucesso escolar. Para agravar, as dificuldades financeiras  vividas pela maioria das famílias e os custos crescentes da educação leva a que haja cada vez mais estudantes a passar fome nas escolas, a não terdinheiro para os materiais e livros nem para o passe escolar, a trabalhar para pagar os estudos, etc. Isto leva a que muitos sejam forçados a abandonar a escola precocemente ou a tomarem a opção pelo dito “profissionalizante” ou pelo Ensino Profissional, na tentativa de obter habilitações e certificado que lhes permitam começar a trabalhar o mais cedo possível – mesmo que sem direitos e mergulhados na precariedade absoluta a que desde cedo são ensinados em estágios não remunerados, subsídios sucessivamente atrasados e insuficientes, disciplinas que privilegiam as competências profissionais e descartam por completo o pensamento crítico, a criatividade e a formação integral do estudante enquanto jovem.

No seguimento dos anteriores, Este governo está empenhado em fazer da educação um bem acessível apenas a quem a pode pagar, hipotecando o futuro da juventude portuguesa e do país. A JCP apela à continuidade da luta dos estudantes do Ensino Básico e Secundário pela derrota deste Governo e destas políticas. Por uma educação pública, gratuita, de qualidade e democrática para todos, a luta é o caminho!