.
jcdu2015_sitebanner.jpg
Página Inicial
nota de imprensa
Novo roubo aos estudantes de Braga: desta vez na secundária Carlos Amarante!

A Juventude Comunista Portuguesa vem, por este meio, denunciar o que está prestes a ter lugar aos estudantes dos cursos profissionais da Escola Secundária Carlos Amarante (Braga).

 

Na semana passada, os estudantes dos cursos profissionais da secundária Carlos Amarante foram informados que a partir de dia 10 de Fevereiro – próxima 2ª feira – deixarão de receber as senhas de alimentação e transporte que sempre receberam e que, segundo o compromisso com eles estabelecido no ingresso desse curso, deveriam receber até ao final do mesmo.

 

Acresce ainda que as visitas de estudo marcadas estão agora em vias de ser canceladas.

 

Ambos os factos se prendem com a ausência de financiamento do Estado e a incapacidade da escola para colmatar esse subfinanciamento.

 

 

 

 

 

Ler mais...
 
Tomada de Posição sobre o aproveitamento político do Governo das Praxes
Por um Ensino Superior democrático!
Há poucos dias, sob o pretexto de discutir praxe, o Ministério da Educação reuniu algumas associações de estudantes e federações no sentido de desviar as atenções do aprofundamento de problemas estruturais do ensino superior e do aumento do ataque brutal que este está a sofrer. 
Este Governo não ouve, nem nunca ouviu os estudantes e sob este pretexto dissimulado, não só procura distrair os estudantes das consequências da sua política como se prepara para acentuar o ataque à democracia nas  instituições de ensino superior. 
Desta reunião surge a estratégia de instituir um “Estatuto do Estudante do Ensino Superior”, um regime disciplinar que limitará a ação dos alunos, a sua capacidade de organização, com base numa revisão ao já injusto Regime Jurídico de Instituições de Ensino Superior (RJIES). Esta mesma estratégia é uma forma de avançar não só com a delegação de poderes disciplinares e sancionatórios nas direcções das instituições, como ignora o quadro legal em que qualquer acção dos estudantes se enquadre. Ainda servindo os propósitos da política economicista do Governo, este “Estatuto” é apresentado como uma contributo para a Reforma ao Ensino Superior, que é o mesmo que dizer que esta medida em si dá força à lógica de destruição da rede de Ensino Superior, pervertendo o seu funcionamento e função social. 

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

.

   

dn4julho2015.png

 

RESOLUÇÃO POLÍTICA 

Resolução Política da Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa, reunida a 4 de Julho de 2015 

LER...  


 

10Congresso_RP.png  
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg