Equador receberá o 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes
15-Nov-2012
fotografia_1.jpgNa reunião de Sábado passado, 10 de Novembro, do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) realizada em Quito, Equador, ficou decidido que este país acolherá, no final de 2013, a 18ª edição do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. 

No dia em que a FMJD comemorou o seu 67º aniversário, ficou claro o apoio à proposta do Equador de acolher o próximo FMJE. O Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é a maior iniciativa internacional da juventude, de caracter anti-imperialista. Tendo tido inicio em 1947, o primeiro FMJE realizou-se em Praga, República Checa, tendo as 16 edições seguintes percorrido os continentes da Ásia, África e América Latina.

O ultimo FMJE, realizou-se na África do Sul, no ano de 2010, e foi um importante momento de demonstração da solidariedade internacional, da luta da juventude contra o imperialismo, assim como um espaço de valorização da luta do povo Sul-africano pela sua libertação e contra o racismo. Para além de espaços de discussão e troca de experiências, os Festivais são também espaços privilegiados para tomar contacto com a cultura e tradições de outros povos do mundo.

Para além da decisão acerca do 18º FMJE, o Conselho Geral da FMJD aprofundou igualmente a discussão sobre a situação da juventude no mundo, uma situação marcada no fundamental por grandes perigos de novas agressões imperialistas, de acentuação da pobreza, da fome e das desigualdades sociais em diversos países, mas também de avanços democráticos e progressistas, particularmente em vários países da América Latina, onde o Equador se insere.
Por outro lado, a luta da juventude prossegue e intensifica-se em todos os cantos do mundo, com acções muito importantes de resistência e rejeição das medidas levadas a cabo pelos principais agentes do imperialismo.

O Conselho Geral abordou também vários aspectos da sua actividade e organização, decidindo levar por diante a campanha internacional de defesa dos direitos dos jovens trabalhadores decidida anteriormente.

Para além das reuniões nas quais a delegação da JCP participou, foi possível também tomar contacto com a realidade do povo Equatoriano, um povo que atravessa um processo progressista e democrático de conquistas sociais, com avanços significativos nas áreas da saúde e da educação. Um processo e um país, que se posicionou claramente no campo anti-imperialista, rejeitando claramente as imposições e estratégia dos EUA dos grandes grupos económicos transnacionais.

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg