Federação Mundial da Juventude Democrática
Reuniu o Conselho Geral, em Harare, nos passados dias 23 e 24 de Maio
29-Mai-2012
wfdy.jpgRealizou-se nos passados dias 23 e 24 de Maio, em Harare, capital do Zimbabwé, uma reunião do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática, acolhida pela Liga de Juventude da ZANU – PF.

Esta importante reunião, que contou com a presença de 20 organizações provenientes de todos os cantos do mundo, representou também um acto de solidariedade para com a luta da juventude africana, contra o colonialismo e o imperialismo, pelo desenvolvimento e soberania, pelo direito à educação, emprego, saúde e à paz.

Da reunião, vieram os testemunhos de várias expressões da luta da juventude, da sua resistência à ocupação militar, da qual sofrem actualmente vários países do Médio Oriente, assim como da resistência à retirada de direitos económicos e sociais como assistimos em vários países da Europa, entre os quais Portugal. Vieram também registos dos avanços alcançados por países progressistas, que provam que é possível outro rumo, e que é possível fazer frente ao imperialismo e avançar na conquista de direitos por via da luta.
Para o futuro, a Federação Mundial da Juventude Democrática decidiu entre outras coisas, levar a cabo uma campanha internacional pela defesa dos direitos dos jovens trabalhadores, campanha esta que tem como principal objectivo afirmar o direito ao trabalho com direitos e a necessidade da luta da juventude como factor essencial para o seu garante.

A delegações presentes tiveram ainda oportunidade de participar nas comemorações do dia de África, assinalado a 25 de Maio, e demonstrar desta forma a sua solidariedade com a luta do povo e juventude africanas.