nota de imprensa
Estudantes da Esc. Sec. Francisco de Holanda (Guimarães) em luta!
20-Jan-2012

guimaraes2_19jan.jpgguimaraes19jan.jpgA Organização Regional de Braga da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) saúda a luta dos estudantes das Escolas Secundárias Francisco de Holanda e Martins Sarmento realizada no dia 19 de Janeiro, em Guimarães. Demonstramos a nossa solidariedade para com as justas reivindicações dos estudantes contra o fim do passe 4_18 e contras os brutais cortes no financiamento da educação, entre outras reivindicações dos estudantes. Ainda em 2011 o governo PSD/CDS lançou a público a intenção de cortar o passe escolar 4_18 em Janeiro de 2012, PSD que quando na oposição propusera alargar o passe para os 25 anos, traindo agora o que haviam proposto.

Graças à intensa luta dos estudantes no 1º periodo lectivo o governo adiou esta intenção para Fevereiro. Uma vitória que deixa claro que só com a luta esta medida será travada definitivamente.

A JCP está e estará ao lado dos estudantes na luta contra as sucessivas políticas de ataque à Educação Pública, que ganham agora nova dimensão com as medidas decorrentes o Pacto de Agressão imposto pelas "troikas" nacionais e internacionais.

Reafirmamos que só com a luta e unidade de todos os estudantes no combate a estas medidas, sejam questões gerais a todos os estudantes sejam questões específicas de cada escola, como a falta de aquecimento ou de funcionários, será possível alcançar pequenas e grandes vitórias que dêem força à necessária continuidade, multlipicação e intensificação destas por uma Educação Pública, Gratuita, de Qualidade, Democrática e para todos.

A Organização Regional de Braga da Juventude Comunista Portuguesa