Está marcado o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes
26-Abr-2010
ipmcaracas.jpgRealizou-se nos dias 23 e 24 de Abril, em Caracas, Venezuela, a 1ª Reunião Preparatória Internacional do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que contou com a presença de mais de 33 organizações, de 27 países, dos 5 continentes.

Nesta reunião, ficou decidido que o 17º FMJE se realizará na África do Sul, de 13 a 21 de Dezembro de 2010, sob o lema “Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformação Social,  derrotaremos o Imperialismo!”. Aprofundaram-se ainda vários aspectos do conteúdo e preparação do FMJE, que se pretende que seja verdadeiramente ligado à realidade da juventude de cada país, bem como expressão da sua luta.

 

O Movimento dos Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes iniciou-se em 1947, em Praga. Desde então, durante as 15 edições seguintes, jovens de todo mundo encontram aí, um espaço incomparável de solidariedade, fraternidade e de afirmação da Paz. Um espaço que é em si mesmo reflexo da luta contra o imperialismo e a exploração que em todos os continentes tem lugar. Uma iniciativa, que tem na Federação Mundial da Juventude Democrática o seu principal impulsionador.

Em Portugal, está já marcada a reunião constitutiva do Comité Nacional Preparatório português para o dia 8 de Maio, assim como planeadas diversas iniciativas a desenvolver durante todo o ano e por todo o país, das quais se destaca a realização de um acampamento nacional, no final de Julho, também enquadrado na campanha “Paz Sim, NATO Não!” que está actualmente em curso.

A JCP afirma o seu total comprometimento com a preparação e realização do 17º FMJE, tendo em vista o seu sucesso, bem como com o esclarecimento e mobilização da juventude portuguesa para o desenvolvimento da luta pelos seus direitos. Apelamos aos jovens portugueses para que participem na construção e realização do 17º FMJE, certos de que “Por um mundo de paz, solidariedade e transformação social, derrotaremos o imperialismo!”.




O Secretariado da Direcção Nacional da JCP

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg